Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Brasil 3 x 1 Croácia

Na estreia, Galvão Bueno corneta goleiro e Datena narra com emoção

Reprodução/TV Globo

Casagrande, Ronaldo, Galvão Bueno e Arnaldo Cézar Coelho, da equipe de transmissão da Globo - Reprodução/TV Globo

Casagrande, Ronaldo, Galvão Bueno e Arnaldo Cézar Coelho, da equipe de transmissão da Globo

THELL DE CASTRO

Publicado em 12/6/2014 - 19h38

RESUMO: Galvão Bueno se preocupou com o gol contra do lateral Marcelo e deu bronca no goleiro Júlio César. Neto comentou em tom de revolta na Band, que teve narração sóbria de Téo José. Nervoso, Paulo Bonfá não exagerou nas piadas no Fox Sports 2. Datena, no BandSports, dosou narração e emoção com muito comentário. A seguir, uma ficha técnica do jogo na TV

JOGO 1 – BRASIL 3 X 1 CROÁCIA


Ficha técnica das transmissões

Globo: Galvão Bueno (narração), Casagrande e Ronaldo (comentários), Arnaldo Cézar Coelho (comentários de arbitragem), Tiago Leifert e Alex Escobar (apresentadores do intervalo).

Band: Téo José (narração), Neto e Edmundo (comentários).

Sportv: Milton Leite (narração), Maurício Noriega e Beletti (comentários).

ESPN Brasil: Paulo Andrade (narração), Paulo Vinícius Coelho e Paulo Calçade (comentários).

Fox Sports: João Guilherme (narração), Mário Sérgio (comentários), Edu Elias e Paulo Roberto Falcão (apresentadores do intervalo).

Fox Sports 2: Paulo Bonfá (narração), Mano e Marília Ruiz (comentários).

BandSports: José Luiz Datena (narração), Branco (comentários), Elia Jr. (apresentador do intervalo).


Destaques das transmissões

Na Globo, Galvão Bueno não soltou nenhuma pérola nova durante a transmissão e parecia estar preocupado com o placar adverso durante o primeiro tempo. Deu até uma bronca no goleiro Júlio César, que demorou para sair do gol em determinada jogada. Depois do segundo gol, se soltou. Na hora dos gols, seguiu o padrão de falar “gol” algumas vezes antes de soltar o grito. Cinco vezes no primeiro e quatro vezes no segundo.

Milton Leite, no Sportv, mandou bem na transmissão e, em alguns momentos, soltou o bordão “Meu Deus” em croata.

Téo José, na Band, e João Guilherme, na Fox Sports, fizeram narrações sóbrias. Na Band, muito espaço para os comentários de Neto, muitos deles em tons de revolta, principalmente quando o Brasil estava perdendo o jogo.

Paulo Bonfá estava nervoso no início da transmissão do Fox Sports 2, mas foi bem. Não exagerou nas brincadeiras, só que, ao mesmo tempo, não fez uma transmissão sisuda. Em alguns momentos, fez piadas sem graça, como citar um possível mau hálito do técnico da Croácia. Marília Ruiz participou bastante da transmissão.

José Luiz Datena, no BandSports, fez uma narração mais comentada, dosando emoção e conversas com o comentarista Branco. O apresentador do Brasil Urgente também lançou tiradas durante a transmissão, como “está 1 a 1, e marcamos os dois”, quando o placar estava empatado.

A Globo foi a única emissora que mostrou os protestos que ocorreram pelo Brasil, com imagens, durante o intervalo.

Na Globo, Alex Escobar e Tiago Leifert comandaram o intervalo, com participações de Galvão e demais integrantes da equipe. Na Band, ESPN Brasil, Fox Sports 2 e Sportv, o próprio narrador apresentou os melhores momentos e comentários. No Fox Sports, Eduardo Elias e Paulo Roberto Falcão, diretamente do IBC, fizeram comentários e análises. Já o BandSports teve o intervalo mais original, comandado por Elia Jr. diretamente do campo de jogo. O apresentador quase levou uma bolada de jogadores reservas da Croácia, que se aqueciam ao lado dele.

Os comentaristas da ESPN Brasil, PVC e Paulo Calçade, foram os que mais reclamaram do pênalti marcado a favor do Brasil, que realmente não houve. Do momento do lance até o final do jogo, citaram o fato várias vezes.

Todas as emissoras usaram caracteres próprios, seguindo o pacote gráfico da Fifa, e com indicação de tempo à brasileira (dois tempos de 45 minutos ao invés da contagem direta até 90 minutos).

Enquanto a Globo mostrava na tela estatísticas e indicações de alterações em português, os demais canais mostraram os caracteres oficiais, em inglês.

Globo, Band, Sportv e BandSports, na transmissão em HD, mostraram o indicador de tempo e placar no local indicado pela Fifa e utilizado nas transmissões internacionais. Já Fox Sports, Fox Sports 2 e ESPN Brasil mostraram os caracteres de tempo e placar fora do enquadramento analógico, mais voltado para a esquerda da tela.

O Fox Sports contou com alguns problemas de áudio, com João Guilherme ficando sem som, mas nada que afetasse a transmissão.

Audiência das transmissões

De acordo com dados preliminares, durante a bola rolando, a Globo marcou 35,1 pontos, contra 9,1 da Band, 2,0 do SBT e apenas 1,0 da Record. Em alguns momentos, a Record chegou a dar traço, ficando em oitavo. Foi a menor audiência de um jogo do Brasil na Copa do Mundo.

LEIA TAMBÉM:

Brasil estreia na Copa com pior audiência de todos os tempos

Equipe do SBT é assaltada e tem carro depredado durante protesto

Bacci estreia na Band após a Copa em 'Balanço Geral' com plateia

Fora da Copa, Silvio Luiz zera volume da TV e esconde narrador

Narrador da Copa, Datena já invadiu treino da seleção e brigou com Dunga

Galvão impede renovação de locutores, diz novo narrador da Fox


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.