Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Zona Mista consegue fazer o que todo programa de humor deveria: provocar risos

Divulgação/Sportv

Maurício Meirelles e Felipe Andreoli no Zona Mista: programa de humor realmente engraçado - Divulgação/Sportv

Maurício Meirelles e Felipe Andreoli no Zona Mista: programa de humor realmente engraçado

THELL DE CASTRO

Publicado em 13/7/2018 - 5h33

Quando o Sportv anunciou que teria um programa de humor diário durante a Copa, logo se imaginou que estavam preparando mais uma piada sem graça. Não são raras as atrações que tentam unir futebol e comédia, mas não conseguem tirar uma risada sequer do telespectador. É preciso dar a mão à palmatória: não é que o Zona Mista é bom?

Aliás, é muito bom. Felipe Andreoli e Maurício Meirelles estão com uma química de fazer inveja aos protagonistas da novela das nove da Globo. Os convidados também ajudam, e entram nas brincadeiras propostas.

Exibido logo após o também bom Seleção Sportv, o Zona Mista já manda bem no quesito duração: apenas meia hora, tempo suficiente para fazer suas piadas e deixar aquele gostinho de quero mais.

Na maioria dos programas, o convidado foi bem escolhido. A edição com William Bonner foi épica. E, na última quarta (11), Marcelo Tas apareceu de óculos escuros e ressuscitou o Top Five do finado CQC (que lançou Andreoli e Meirelles) para exibir os cinco melhores (ou piores) momentos da própria atração.

O Zona Mista, ao contrário de outros programas, não teve piedade da seleção brasileira. Em vez de passar pano, os apresentadores fizeram uma versão maldosa da música cantada pela torcida brasileira na Rússia. "O Fernandinho pipocou, o Paulinho amarelou e o Neymar ninguém achou", dizia trecho da letra. Antes, durante a fase de grupos, a novela Deus Salve o Rei virou Deus Salve o Ney.

Os apresentadores também se divertiram passando trotes em celebridades, muitos deles em horários impróprios _durante os jogos do Brasil, por exemplo. E os entrevistados responderam perguntas que nem imaginavam que seriam feitas.

Para Bonner, por exemplo, Meirelles pediu desculpas por entrar em polêmica, mas avisou que teria que falar de separação. Quando todos pensavem que ele ia perguntar sobre Fátima Bernardes, questionou como era ficar separado do seu time de coração, o São Paulo, já que ele mora no Rio de Janeiro há muitos anos.

Para Luciano Huck, que chegou a ser cogitado como possível candidato, o mesmo Meirelles perguntou se ele estava preparado para ser presidente... do Corinthians, para surpresa do apresentador do Caldeirão.

Até os narradores da Globo entraram na brincadeira: Luis Roberto apareceu fazendo piada com seu comentário, de 2014, sobre como os franceses eram "negros maravilhosos". E, no fim de cada programa, Cleber Machado surge para citar o pensamento do dia _geralmente alguma coisa sem noção alguma.

Nos últimos dias, Andreoli e Meirelles estão claramente fazendo campanha pela permanência do programa na grade do Sportv. Não seria má ideia, embora a atração possa perder um pouco da essência sem a Copa. Talvez se fosse semanal?

Independentemente de continuar ou não no canal, o Zona Mista já ficou marcado como um dos grandes acertos da TV brasileira para a Copa do Mundo da Rússia.


THELL DE CASTROé jornalista, editor do site TV História e autor do livro Dicionário da Televisão Brasileira. Siga no Twitter: @thelldecastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.