Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Túnel do tempo

Walcyr Carrasco já fez mais sucesso às 18h do que com Amor à Vida

Zé Paulo Cardeal/TV Globo

Walcyr Carrasco no Altas Horas, em agosto de 2013; Alma Gêmea é seu maior sucesso - Zé Paulo Cardeal/TV Globo

Walcyr Carrasco no Altas Horas, em agosto de 2013; Alma Gêmea é seu maior sucesso

DANIEL CASTRO

Publicado em 21/1/2014 - 18h24
Atualizado em 22/1/2014 - 6h30

Primeira novela das nove de Walcyr Carrasco, Amor à Vida vai terminar no próximo dia 31 sem se transformar no maior sucesso da carreira do autor. Até a semana passada, a novela tinha média de 35,4 pontos na Grande São Paulo. É um pouco mais do que os 34,2 de sua antecessora, Salve Jorge, mas menos do que os 38,6 de Alma Gêmea, açucarada novela das seis que Carrasco escreveu em 2005.

Alma Gêmea não é só o maior sucesso de Carrasco. É também a maior audiência das 18h da Globo pelo menos desde 2000. Nos últimos 13 anos, a novela das seis que mais se aproximou da história da mulher que reencarna para reviver um grande amor foi Chocolate com Pimenta, de 2003/04, também de Walcyr Carrasco. E Chocolate com Pimenta, com média final de 35,3 pontos, pelos critérios de arredondamento do Ibope, teve a mesma audiência de Amor à Vida.

As novelas das sete de Carrasco não foram tão bem sucedidas como as das seis. Todas escritas depois da segunda metade da década passada, marcaram entre 30 e 31 pontos na Grande São Paulo.

Detestada pela crítica, Amor à Vida só pode ser considerado o maior sucesso da carreira de Walcyr Carrasco se multiplicarmos os pontos do Ibope pelo número de domicílios que eles representam. Em 2005, um ponto na Grande SP valia 52.300 casas. Logo, os 38,6 pontos de Alma Gêmea equivaliam a 2.018.780 domicílios na região. Hoje, os 35,4 pontos de Amor à Vida significam que a novela é vista em 2.193.101 lares da maior região metropolitana do país. Isso acontece porque o ponto no Ibope é reajustado ano a ano, conforme o crescimento populacional. Em 2013, valia 61.952 casas.

Das últimas novelas das nove da Globo, Amor à Vida só supera em pontos Salve Jorge. Avenida Brasil (38,8 pontos), Fina Estampa (39,2) e Insensato Coração (35,9) deram mais.

LEIA TAMBÉM:

Fernanda Montenegro lamenta desprezo do brasileiro pelo Emmy

Domingo da Gente vira 'jornalístico' e será apresentado por Geraldo Luís

Canal de reprises da Globo, Viva cresce e entra no top 10 da TV paga

Na reta final, Félix vai descobrir que Jonathan é seu filho verdadeiro

Net confirma mudança na numeração de canais em São Paulo

Amores Roubados tem maior audiência de minissérie desde 2003

Ibope reajusta audiências, e ponto vale 5% a mais em São Paulo


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.