Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Começa hoje

SBT exibirá episódios 'perdidos' de Chaves após morte de Bolaños

Reprodução

Roberto Gómez Bolaños como Chaves; SBT exibirá episódios 'perdidos' da série nesta segunda (1º) - Reprodução

Roberto Gómez Bolaños como Chaves; SBT exibirá episódios 'perdidos' da série nesta segunda (1º)

PAULO PACHECO

Publicado em 30/11/2014 - 20h58
Atualizado em 1/12/2014 - 6h15

O SBT exibirá, a partir desta segunda-feira (1º), às 18h15, um novo pacote de episódios "perdidos" de Chaves. O anúncio foi feito pelo diretor de programação da emissora, Murilo Fraga, no Twitter, após a notícia da morte de Roberto Gómez Bolaños, criador da série mexicana, na última sexta-feira (28), aos 85 anos. Atualmente, o SBT exibe 220 episódios de Chaves, mas mantém engavetados, pelo menos, cerca de 40.

Nas redes sociais, fãs de Chaves acusaram a emissora de oportunismo. "O SBT maltrata demais os fãs de Chespirito. Esperar morrer para lançar episódios perdidos é um marketing muito sujo", reclamou Victor Senna no Twitter. "Sério que o SBT esperou o Chaves morrer para poder liberar um novo lote de episódios perdidos de Chaves?, questionou Thiago Faria.

A expressão "episódios perdidos", difundida pelos fãs, se refere a capítulos de Chaves já exibidos pelo SBT nos anos 1980, mas que foram engavetados pela emissora. Desde 2011, o SBT relançou nove episódios "perdidos" e 59 "semelhantes" (com histórias parecidas às exibidas regularmente). Todo o material foi gravado no México entre 1972 e 1979.

Em janeiro de 2014, o SBT estreou 14 histórias inéditas, também produzidas na década de 1970, com nova dublagem. O trabalho, entretanto, desagradou aos fãs, que estranharam as novas vozes. O dublador de Chaves, Marcelo Gastaldi, morreu em 1995. Carlos Seidl e Nelson Machado (Seu Madruga e Quico, respectivamente) discordaram do acordo proposto pela emissora e recusaram dublar o enlatado novamente.

Pela má repercussão dos episódios inéditos, o SBT decidiu guardar 39 episódios inéditos ainda sem dublagem. Outros sete capítulos exibidos nos anos 1980 se deterioraram com o tempo e continuam engavetados. Entretanto, o acervo do SBT pode conter mais raridades. Estima-se que foram gravadas mais de 500 histórias, entre 1971 e 1992.

Com Chapolin, outra criação famosa de Bolaños, o mistério é maior. Segundo estimativas do Fã-Clube Chespirito Brasil, o SBT guarda mais de 50 episódios do super-herói atrapalhado. Fora do ar desde março de 2013, voltou ao ar execpcionalmente no último sábado (29), dentro da maratona especial em homenagem ao comediante mexicano, mas segue sem espaço fixo na programação da emissora.

Em agosto, o SBT transmitiu Chapolin na internet, no mesmo horário da propaganda política, incluindo alguns episódios perdidos e inéditos com péssima qualidade de som e imagem. A experiência durou dois meses, durante o horário eleitoral.

Morte

Roberto Gómez Bolaños morreu na última sexta-feira (28), aos 85 anos, após sofrer uma parada cardíaca em Cancún, cidade litorânea do México. O comediante tinha problemas respiratórios e de locomoção e vivia com a mulher, Florinda Meza, a Dona Florinda de Chaves.

O corpo de Bolaños foi velado noite de sábado (29), na sede da rede mexicana Televisa, apenas para familiares e ex-colegas. Ex-desafeto, Carlos Villagrán, o Quico, compareceu à homenagem e abraçou Florinda Meza após 35 anos afastados. Na tarde deste domingo (30), um megavelório foi realizado no estádio Azteca, com capacidade para 100 mil pessoas.

O criador de Chaves será enterrado na tarde desta segunda, no cemitério Panteón Francés, na Cidade do México, onde estão sepultados os pais dele.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.