Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ACUSAÇÃO GRAVE

Repórter processa Datena por assédio sexual; apresentador diz que é 'delírio'

Reprodução/Band

José Luiz Datena interage com Bruna Drews em link no Brasil Urgente: elogios viraram processo judicial - Reprodução/Band

José Luiz Datena interage com Bruna Drews em link no Brasil Urgente: elogios viraram processo judicial

DANIEL CASTRO

Publicado em 17/1/2019 - 23h53
Atualizado em 18/1/2019 - 15h30

A jornalista Bruna Drews, 35 anos, está acusando o apresentador José Luiz Datena, 61, de assédio sexual. Em representação protocolada no Ministério Público de São Paulo, Bruna afirma que o titular do Brasil Urgente teria lhe dito que ela não precisava emagrecer porque já "era muito gostosa", que diversas vezes teria se masturbado pensando nela e que achava "um desperdício" a profissional "namorar uma mulher".

A "cantada" teria acontecido em 7 de junho do ano passado, durante comemoração do fim das gravações do quadro A Fuga, do extinto Agora É com Datena, em um bar na região central de São Paulo. Bruna diz que só decidiu processar Datena agora porque, após o suposto assédio, teve uma grave crise de depressão e pânico.

Em licença médica desde julho, Bruna também está movendo ação trabalhista contra a Band, à qual acusa de ter sido conivente com Datena. Quanto ao apresentador, caberá ao Ministério Público, na semana que vem, decidir se abre uma investigação policial ou se pede diretamente a abertura de um processo na Justiça.

José Luiz Datena nega as acusações e cita testemunhas que afirmam não terem visto qualquer conversa de teor sexual entre ele e Bruna. "Na comemoração, repeti a ela que ela era muito bonita e que não precisava emagrecer, porque ela já era competente. Tirando isso, todo o resto é mentira, calúnia e delírio", diz Datena (leia mais no final deste texto).

Apresentador elogiava beleza de repórter
Ex-Record, Bruna Drews foi para a Band em 2014, a convite de Luiz Bacci. Um ano depois, virou repórter do Brasil Urgente. O jornalismo policial lhe fez mal. A pressão natural do trabalho e ameaças de morte por parte de bandidos a fizeram se sentir exposta, e ela desenvolveu síndrome do pânico. Em junho de 2016, começou uma série de afastamentos para tratamentos médicos.

No ar, Bruna demonstrava ter uma boa relação com Datena. Não parecia se incomodar com os elogios, que custaram ao âncora, segundo relato do próprio em seu programa, uma breve crise com sua mulher, Matilde --ela teria o obrigado a dormir no sofá.

Na denúncia ao Ministério Público, no entanto, Bruna diz que os comentários de Datena lhe deixavam constrangida. Ela cita dois momentos que considera "absurdos": quando o apresentador interrompia reportagens para elogiar sua beleza e a ocasião em que pediu para o cinegrafista mostrar ao telespectador todo o seu corpo, como se ela fosse uma panicat, não uma jornalista.

Por causa desse tratamento, Bruna passou a ouvir comentários indesejados nas ruas. Diz ter sido chamada de "Lanchinho do Datena" e "Mina do Datena".

Constrangimento na comemoração da firma
Na representação criminal, Bruna relata que se sentou de frente para Datena na comemoração do fim das gravações de A Fuga. Quando as pessoas que estavam ao lado dela foram embora, Datena teria iniciado as conversas "de cunho sexual".

Segundo Bruna, Datena lhe confessou que naquela noite tinha a intenção de "comer" uma assistente de palco do Agora É com Datena, mas, já que ela tinha ido embora, resolveu conversar com a repórter. Começou dizendo que Bruna tinha emagrecido porque estava enfrentando problemas pessoais e psicológicos.

"Datena, emagreci por causa do ritmo de trabalho intenso", respondeu Bruna. O âncora, então, teria comentado que ela "não deveria ter emagrecido porque" já "era muito gostosa". "Eu já bati muita punheta pra você, você nem imagina o quanto. Eu batia punheta pra você antes e depois do programa", teria dito o apresentador, para uma Bruna estupefata, de acordo com o documento base da futura ação criminal.

Datena teria ainda discorrido sobre a opção sexual da jornalista. "Não tenho nenhum preconceito... Minha filha já ficou com mulheres, mas é um desperdício você namorar uma mulher, não deve ter conhecido o homem certo", teria dito.

De acordo com Bruna, várias pessoas presentes à comemoração ficaram constrangidas. Na representação, ela diz que o diretor de programas Rafael Gessullo se levantou e foi embora com sua mulher ao ver a cena.

Gessullo diz que não foi bem assim. "Eu vi os dois conversando, mas não escutei nada. Nós saímos da mesa para conversar em outro lugar do bar. Não fomos embora", conta ele, atualmente na direção da nova edição de O Aprendiz.

Sob a condição de não ter seu nome revelado, uma outra pessoa que estava na mesa, no entanto, confirma ter ouvido a conversa relatada por Bruna. Ela vai depor contra Datena no tribunal. "Estou à disposição para qualquer esclarecimento judicial", diz a profissional de TV.

Denúncias são totalmente falsas, diz Datena
Datena, de seu lado, também enumera uma lista de testemunhas que negam o relato de Bruna. Ele afirma que as acusações são totalmente "falsas" e que já está "tomando providências legais".

"Isso não é verdade, é falso. Eu disse para ela que ela era uma pessoa bonita. Dizia no ar, pra todo o Brasil ouvir, [que é] bonita e competente. Ela nunca reclamou, só me agradeceu por tratá-la bem", diz Datena.

"Um dia, durante as gravações do quadro A Fuga, ela estava muito magra, passou mal e eu pedi para que ela fosse atendida. Na comemoração, repeti a ela que ela era muito bonita e que não precisava emagrecer, porque ela já era competente. Tirando isso, todo o resto é mentira, calúnia e delírio", continua.

Datena sustenta que nunca nunca tocou em Bruna. "Jamais faria isso. Sou um homem casado, tenho cinco filhos e seis netos", diz. "Poucas vezes tive conversas privadas com essa moça. Nunca avancei qualquer sinal com essa moça, inclusive, depois do Boteco do Tunico [onde houve a comemoração], ela veio me agradecer."

Datena coloca em dúvida a sanidade de Bruna. "Naquela dia, ela estava bebendo e pedi para levarem ela para casa." Bruna diz que "estava totalmente sóbria" e que não havia necessidade alguma de levaram-na para casa. "Só bebi dois copos de cerveja enquanto ele bebeu dois [uísques] Jack Daniel's".

Bruna relata o assédio de Datena também na ação trabalhista que move contra a Band.

Procurada, a Band não se manifestou. "O processo trabalhista em questão tramita em segredo de Justiça, a pedido, inclusive, da própria autora. A Band está impedida de se manifestar sobre o assunto", esclareceu a emissora em nota.

Consciência limpa
Na manhã desta sexta-feira (18), Bruna Drews publicou uma mensagem em seu Instagram dizendo que estava com a "consciência limpa e tranquila" após ter tornado público o episódio envolvendo Datena: "Estou do lado da verdade! Consciência limpa e tranquila! Faço isso por todas as mulheres que são obrigadas a passar por isso diariamente!", escreveu. 

Novos depoimentos
Na tarde desta sexta, Bruna deu depoimento ao programa Fofocalizando, do SBT. Ela confirmou tudo o que o Notícias da TV publicou sobre o caso e revelou que não pretende voltar ao jornalismo, traumatizada que está.

"Eu me sentia muito constrangida com o assédio que sofria no ar, mas tinha que pagar coisas para os meus pais, tinha que sustentar uma casa. Mas quando aconteceu o assédio no restaurante, senti que deveria procurar a Justiça e denunciar. Mandei uma carta à Band falando sobre o assédio, a Band me mandou ficar em casa um tempo, descansar. Não procurou o Datena ou testemunhas", falou.

"Ouvi frases de funcionários da Band, superiores, que disseram que isso é típico do Datena, ele faz isso com quem ele gosta. Só quero que a verdade seja mostrada, alguém precisa parar esse homem. Espero que eu seja essa pessoa. Já desisti da minha carreira, exatamente por causa dele, da Band, fiquei bem destruída por dentro. Não tenho mais esperança nenhuma de voltar à televisão, por isso estou abrindo o jogo", concluiu.

No programa, Datena respondeu às acusações e reafirmou que o que Bruna diz é calúnia. "Sempre elogiei esta moça ao vivo no Brasil Urgente, como faço com outros repórteres homens e mulheres, pela beleza e competência, acima de tudo. (...) Sempre a apoiei, como faço com os profissionais com quem trabalho, e ela me agradeceu pessoalmente por isto nos poucos contatos que tive com ela na Band (foram raras as vezes que conversamos fora do ar)", disse em nota oficial.

"Quando eu soube dessa mentira, em respeito à minha mulher, com quem sou casado há 41 anos, meus cinco filhos e seis netos, tomei minha providências jurídicas contra esta profissional, de quem espero que resolva seus problemas psicológicos, que são muito anteriores aos fatos que ela descreve, e outra forma que não seja tentar destruir pessoas que quiseram ajudá-la", completou.

Datena não apresentou o Brasil Urgente nesta sexta-feira, mas isso já estava previsto em escala.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.