Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

Reality show

Record terá prejuízo milionário com sétima edição de A Fazenda

Reprodução/TV Record

Britto Junior, apresentador de A Fazenda: reality show da Record terá prejuízo de mais de R$ 25 milhões - Reprodução/TV Record

Britto Junior, apresentador de A Fazenda: reality show da Record terá prejuízo de mais de R$ 25 milhões

DANIEL CASTRO

Publicado em 17/9/2014 - 20h57
Atualizado em 18/9/2014 - 6h23

A Record terá um prejuízo milionário com a sétima temporada do reality show A Fazenda. Segundo estimativas do mercado publicitário, o déficit deverá bater na casa dos R$ 25 milhões. O programa custará à Record aproximadamente R$ 50 milhões. No melhor cenário, deverá arrecadar metade disso com cotas de patrocínio, merchandising e comerciais avulsos.

Temendo baixarias como as registradas nas edições anteriores do reality show rural, anunciantes fugiram de A Fazenda. A Record só conseguiu vender três das quatro cotas nacionais de patrocínio que ofereceu ao mercado. E teve que fechar negócios na "bacia das almas". Uma cota que na tabela saía por R$ 68 milhões foi negociada por R$ 4 milhões.

Duas cotas, para Itaipava e Nestlé, foram acertadas dois dias antes da estreia. A terceira, da Hypermarcas (Engov), foi vendida nesta semana, após a estreia. As Casas Bahia compraram um cota local, que dá direito apenas a anúncios nos intervalos.

Estima-se que a Record vai arrecadar R$ 12,5 milhões líquidos com os patrocinadores. Os executivos de vendas da emissora terão que suar a camisa para conseguir mais R$ 12,5 milhões com merchandisings e anúncios avulsos.

A Fazenda é um programa muito caro. Mais de 200 profissionais trabalham na produção, 24 horas por dia. A emissora gasta muito dinheiro com horas extras e deslocamentos, uma vez que o reality é gravado em Itu, a cem quilômetros de São Paulo.

O custo é equivalente ao das novelas da emissora. Cada um dos cerca de 90 episódios do reality sai por pouco mais de R$ 500 mil, mesmo patamar da teledramaturgia.

Em 2012, quando A Fazenda tinha mais prestígio no mercado e mais audiência dos telespectadores, o programa já não deu lucro. A emissora arrecadou os mesmos R$ 43 milhões que investiu na produção. 

Para piorar, neste ano a audiência está menor. O programa teve a pior estreia de todas as temporadas. Na última terça, já ficou atrás do SBT na Grande São Paulo.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.