Estreia dia 24
Divulgação/GNT
A atriz Maria Casadevall na pele da maluca protagonista de Lili, a Ex; personagem atormenta a vida do ex-marido
MÁRCIA PEREIRA
Publicado em 18/9/2014 - 2h37
Atualizado em 18/9/2014 - 7h36
Maria Casadevall vive uma mulher obcecada pelo ex-marido em Lili, a Ex, série do canal pago GNT que estreia dia 24. A escolha da atriz para o papel principal foi tão inusitada quanto o roteiro da série, que é baseado numa personagem de histórias em quadrinhos. O diretor Luís Pinheiro se “apaixonou” por Maria após ver um vídeo amador dela no YouTube, no qual a atriz age como se estivesse “doidona”.
“Alguém filmou a Maria num momento dela andando na praia, em que ela gesticulava, girava e falava sozinha. O título era assim ‘Maria Casadevall doidona na praia’. Aí eu pensei, essa nega é perfeita”, conta o diretor, que convidou a atriz para fazer uma leitura e bateu o martelo. Pinheiro diz que Maria parece o esquilo da animação Era do Gelo quando incorpora a maluca Lili.
O cartunista Caco Galhardo, criador das tirinhas da personagem e roteirista da série, compara Maria Casadevall e a produção com Andrea Beltrão no início de sua carreira em Armação Ilimitada, série da Globo exibida entre 1985 e 1988. O formato é mesmo diferente do que o público está acostumado. É frenético, e a personagem dialóga por meio de expressões, caretas e muitos delírios.
Todos os personagens da trama são carregados em algum tipo de obsessão. Lili é fissurada no ex-marido, Reginaldo (Felipe Rocha). No primeiro capítulo, ela aparece se mudando para o apartamento vizinho ao dele e invertendo o olho mágico de sua porta para espiná-lo. Ela contracena a maior parte do tempo com uma amiga gordinha, Cintia (Daniela Fontana), que é obcecada por dieta. Sua mãe, Gina (Rosi Campos), é consumista.
Reginaldo, por sua vez, tem mania de limpeza e é extremamente metódico. Ele passa algumas cenas limpando milimetricamente a geladeira com uma escova de dentes ou esfregando a capa plástica de seu sofá.
Daniela Fontana, Felipe Rocha e Maria Casadevall em cena de Lili, a Ex
A série está sendo captada com uma câmera frenética, que gira e faz closes ferozmente. As insanidades da mente de Lili também ganham "asas". Parte do que ela imagina é reproduzido em cena, dando uma pausa na realidade. O resultado é uma grande piração. “O conceito da série é uma sequência de plano-sequência. Nosso set não tem tripé nem trilho. Nossa câmera é na mão, um modelo supermoderno. Isso traz uma identidade para o formato, que é anfetamínico, tem pouco corte”, diz Pinheiro.
Panela de pressão
Aos 27 anos, Maria Casadevall ainda é uma cara nova na TV. Fez somente a novela Amor à Vida, da Globo. Na trama, sua personagem, Patrícia, tinha muitas cenas de sexo com Caio Castro e Márcio Garcia. Agora, ela mostra uma outra vertente. Faz rir com trejeitos que lembram uma panela de pressão prestes a explodir.
“A Lili tem um repertório de loucura. Ela fala muito por meio do olhar. Tem a liberdade do cartum, mas é realista”, diz a atriz, que reconhece que a temática da série dialóga mais com o público feminino. Ela revela que nos estúdios as mulheres já se identificavam com determinadas situações da trama.
Lili persegue Reginaldo, mas ele também permite que ela faça isso. É uma relação de gato e rato, com um viés cômico. Afinal, a protagonista dedica à sua vida a atazanar o ex-marido.
Uma segunda temporada depende do retorno da audiência, mas, apesar da torcida do elenco, as chances de o público rever Lili no ano que vem são poucas, por conta da agenda da atriz. Maria Casadevall volta à TV aberta em 2015, mais provavelmente em Lady Marizete, trama que irá ao ar a partir de abril. “Já está certo que farei uma novela no ano que vem, só não está certo que será essa. Isso ainda está sendo conversado.”
O quê: Lili, a Ex (série de comédia, 2014, 13 episódios)
Onde: canal GNT
Quando: dia 24 de setembro, 22h30 (no ar todas às quartas)
Avaliação: Bom
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.