Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

O MAR NÃO ABRIU DESTA VEZ

Record cai com Moisés, e SBT abre maior vantagem no Ibope em 11 anos

Divulgação/RecordTV

Zípora (Giselle Itié) cuida de Moisés (Guilherme Winter) em cena de Os Dez Mandamentos - Divulgação/RecordTV

Zípora (Giselle Itié) cuida de Moisés (Guilherme Winter) em cena de Os Dez Mandamentos

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 2/9/2017 - 6h05

Pelo segundo mês consecutivo, o SBT levou a melhor sobre a Record na briga pela vice-liderança na audiência da Grande São Paulo. Na média que considera as 24 horas de programação diária em todo o mês de agosto, a emissora de Silvio Santos abriu a maior vantagem em 130 meses (ou 11 anos), com 1,1 ponto à frente da concorrente. Uma diferença assim não era registrada desde outubro de 2006.

A Record está sendo prejudicada pelo corte de seu sinal nas principais operadoras de TV paga e por mudanças em sua grade noturna, que reduziram a duração do policial Cidade Alerta, sucesso de audiência, para exibir uma reprise de Os Dez Mandamentos e o novo telejornal local SP Record.

A alteração, que visa uma melhor qualificação de sua programação, foi feita em 25 de julho e gerou uma reação em cadeia, derrubando também as médias das novelas Belaventura e O Rico e Lázaro, que vêm na sequência.

Na média das 18h à meia-noite, horário nobre da TV aberta, a Record caiu 14% em um mês: passou de 8,0 pontos na Grande São Paulo em julho para 6,8 em agosto. Globo, SBT, Band e RedeTV! apresentaram crescimento discreto na audiência.

Nas outras faixas do dia, a Record teve desempenho melhor na comparação mês a mês. Na manhã, das 7h às 11h59, foi de 3,8 em julho para 4,0 em agosto, um aumento de 7%; na tarde, das 12h às 17h59, cresceu 3% e foi de 6,3 para 6,5. As outras emissoras também cresceram nos dois horários, mostrando que a TV aberta está sendo mais assistida.

Ao se levar em conta o chamado horário comercial, que vai das 7h à meia-noite, a Record diminui sua diferença para o SBT: a emissora de Silvio Santos tem média de 6,6 pontos, contra 5,9 do canal de Macedo.

Apesar da vitória do SBT nos dois últimos meses, a Record mantém a vice-liderança na média de 2017 se considerado apenas o horário comercial (das 7h à meia-noite). A emissora tem média de 6,8 pontos, contra 6,2 do SBT. Na média de 24 horas, a situação se inverte: o SBT é vice com 5,4 pontos, contra 5,2 da Record.

A diferença de resultados se dá pela inclusão ou não da madrugada no cálculo. Nessa faixa, o SBT se dá melhor por exibir o talk show de Danilo Gentili e noticiários, enquanto a Record abre sua programação para o Fala que Eu te Escuto e os cultos da Igreja Universal, que tem índices bem mais baixos.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.