Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LÍVIA BRAZ

Record demite apresentadora envolvida em escândalo de racismo

REPRODUÇÃO/RECORD

Lívia Braz na bancada do DF Record, principal telejornal de Brasília

Lívia Braz apresentava o DF Record; apresentadora foi demitida por troca de mensagens de cunho racista

DANIEL CASTRO e GABRIEL PERLINE

Publicado em 11/3/2020 - 21h11
Atualizado em 11/3/2020 - 23h59

A Record demitiu na tarde de quarta-feira (11) a apresentadora Lívia Braz, por envolvimento no caso de racismo deflagrado na sucursal de Brasília. Ela era a única mulher no time de âncoras na capital federal e nega que fazia parte de um grupo de WhatsApp em que jornalistas trocavam mensagens racistas a respeito de colegas da Redação. Ao todo, seis profissionais perderam o emprego após denúncias.

Lívia foi comunicada de seu desligamento antes do início do DF Record, principal telejornal da emissora local, que vai ao ar diariamente a partir das 19h10.

De acordo com fontes do Notícias da TV, a apresentadora era uma das profissionais que João Beltrão, diretor regional de Jornalismo em Brasília, tentou proteger e evitar sua dispensa devido às acusações de racismo. Ele também foi demitido na quarta-feira, depois de 14 anos na emissora. Domingos Fraga, ex-diretor do portal de notícias da emissora, foi designado para a função.

Na segunda-feira (9), a Record já tinha dispensado quatro jornalistas que faziam parte de um grupo de WhatsApp chamado Resistência.

Lívia trabalhou na emissora durante pouco mais de 12 anos. Além de ancorar o DF Record, ela fazia entradas no nacional Jornal da Record com certa frequência, na condição de repórter.

A Record confirma a demissão de Lívia, mas não comenta. Horas depois da publicação deste texto, a assessora da apresentadora enviou à reportagem o posicionamento sobre sua saída da Record, mas não informou o motivo que a fez ser desligada repentinamente.

"A jornalista Lívia Braz informa que não faz parte do grupo Resistência citado na matéria. Reforça também que sua demissão não teve nenhuma relação com o suposto caso de racismo que teria acontecido na Record Brasília. Lívia trabalhou durante 12 anos na emissora, passou por diversos programas da casa e sempre se dedicou ao máximo. A apresentadora recebeu com surpresa e pesar a notícia sobre a sua demissão, mas sai com a sensação de dever cumprido e sua vida profissional segue pautada pela ética, dignidade, respeito pelo próximo e compromisso com a verdade", diz a nota.

Jornalistas apoiam diretor demitido

Um grupo de jornalistas da Record em Brasília divulgou no final da tarde de quarta uma nota de apoio a João Beltrão, ex-diretor regional de Jornalismo. Confira o texto na íntegra:

"A Redação da Record Brasília vem por meio desta carta manifestar total apoio ao jornalista João Beltrão. João sempre foi um chefe respeitoso, atencioso, leal e de bom caráter. Nunca se viu João alterar a voz, lançar piadas sobre qualquer funcionário, cometer injúrias raciais ou defender comportamento preconceituoso. Portanto, as acusações contra João são infundadas. Neste tribunal do júri popular que virou a internet é preciso uma pausa e apurar os fatos com fontes diferentes antes de buscar cliques e cravar a 'notícia'.

Ao expor a figura de um homem, também é exposta sua dignidade, família, caráter e valores. Nós como jornalistas devemos lembrar disso diariamente e repensar nossa função. Mais uma vez reiteramos que, durante esses 14 anos, João foi rígido quando necessário e humano, na maior parte das vezes.
Mas sua serenidade e lealdade foram sua marca.

Força, João. Estamos com você."

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.