Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EFEITO VASCO X CRUZEIRO

Para evitar mais micos ao vivo, Globo baixa novas regras na transmissão do futebol

Reprodução/TV Globo

Galvão Bueno tem expressão de raiva em transmissão da Globo

Galvão Bueno em transmissão da Globo: emissora mudou diretriz de transmissões após mico ao vivo

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 23/9/2021 - 6h30

Depois do mico ocorrido no último domingo (19), a Globo decidiu baixar novas orientações e regras para transmissões de futebol. Durante a transmissão de Vasco x Cruzeiro, a emissora errou o placar do jogo e revoltou torcedores dos clubes. Agora, revisões de lances do VAR serão exibidas ao vivo.

A falha da Globo no fim de semana também acarretou mudanças de escalas. As novas medidas já passaram a valer nesta semana, em jogos de torneios nacionais no SporTV e no Premiere. Quem acompanha partidas da Série B já notou a alteração na diretriz desde terça-feira (21).

Na TV aberta, a regra vai começar no fim de semana, com Juventude x Santos e Fluminense x Bragantino. Segundo apurou o Notícias da TV, pela nova orientação, ficam proibidos replays completos de gols quando o juiz da partida for revisar lances polêmicos. A coordenação de transmissão foi orientada a ficar atenta nas imagens brutas e a avisar ao diretor.

Também foi pedido que os repórteres, em casos graves, falem no ar sem autorização prévia do narrador que o lance está em revisão. A comunicação aberta pode ajudar quem está nos estúdios e também o telespectador, que não comemora um gol que ainda não foi validado.

As trocas foram ajustadas por Joana Thimoteo, diretora de eventos esportivos da Globo. Ela esteve nesta semana na sede da Globo em São Paulo para conversar com outros chefes. Por causa do ocorrido, a emissora também decidiu colocar repórteres com mais experiência em grandes jogos.

No próximo sábado (25), por exemplo, o clássico entre Corinthians e Palmeiras mudou a sua reportagem na transmissão do Premiere e terá como dupla André Hernan e Edgar Alencar. Ambos são nomes conhecidos do público e já fazem partidas importantes há pelo menos dez anos.

Relembre o erro

A falha aconteceu aos 47 minutos do segundo tempo de Vasco 1 x 1 Cruzeiro, pela Série B do Campeonato Brasileiro, no momento em que o árbitro André Luiz de Freitas Castro anulou o gol marcado por Daniel Amorim, do Vasco. O time vencia por 1 a 0. Nas imagens da transmissão, não foi possível notar que o lance era irregular, o que induziu narradores e o público a acreditarem que aquele seria o segundo gol vascaíno.

Dois minutos depois, aos 49 da etapa final, o Cruzeiro chegou ao empate com Ramon, mas o lance foi relatado nas transmissões como sendo o gol que diminuiu a vantagem do Vasco. Locutores e comentaristas chegaram a criticar a celebração dos jogadores do Cruzeiro --como se eles não tivessem urgência de buscar o empate. Somente depois o erro foi reconhecido e a equipe teve de pedir desculpa pelo equívoco. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.