Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

Reality show

Paola Carosella é desacatada por participante no MasterChef Profissionais

Divulgação/Band

Paola Carosella e o participante João Lima, que a desacatará no MasterChef Profissionais - Divulgação/Band

Paola Carosella e o participante João Lima, que a desacatará no MasterChef Profissionais

FERNANDA LOPES

Publicado em 4/10/2016 - 6h06

Todos os participantes do MasterChef Profissionais, que estreia nesta terça-feira (4) na Band, já têm carreiras estabelecidas na cozinha, como chefs ou professores de culinária. Mas isso não quer dizer que a avaliação dos jurados fica mais fácil. Logo no primeiro episódio, Paola Carosella será desrespeitada e desafiada por um participante.

A jurada dirigirá uma equipe de cozinheiros durante uma prova e ordenará que um deles não use determinada técnica. O participante ignorará sua recomendação e ainda afirmará que o prato ficará pronto de seu jeito. Após quatro temporadas no programa, a chef confessa que ficou abalada com o confronto.

"Eles são mais fortes na nossa frente. No primeiro dia eu estava tão tensa que falei para ela [Ana Paula Padrão]: 'Não consigo respirar'. Na minha equipe [no restaurante Arturito], isso não acontece, se eu peço para não fazer, não fazem. Se o chef entende que fazer isso vai atrapalhar, é por uma questão de prioridade, organização", afirma.

No primeiro dos 11 programas da temporada, os 14 participantes enfrentam três provas eliminatórias. "Tivemos o primeiro episódio mais incrível e eletrizante de todas as temporadas", afirma a apresentadora Ana Paula Padrão.

A tensão imposta aos competidores é algo que os jurados entendem como natural tanto para os cozinheiros, que já estão acostumados, quanto para o funcionamento do programa, que promete ter avaliações com nível de dificuldade altíssimo para manter o público em frente à TV.

Dessa vez, os candidatos estão menos chorões e atrapalhados e muito mais desafiadores _e arrogantes em determinadas situações. "A gente teve participantes amadores que também iam para o confronto. Isso tem mais a ver com a personalidade dos competidores do que com profissionalismo. Estamos lidando com profissionais, e os critérios de avaliação também estão diferentes, isso transforma o programa. Em muitos casos, todos são muito bons, o nível de defeitos é mínimo. Nós precisamos apelar a critérios de avaliação muito mais sutis e refinados", diz Paola.

"Não estamos [mais] carrascos, mas a gente espera ver o melhor da pessoa que já está no ramo", complementa o também jurado Henrique Fogaça.

DIVULGAÇÃO/BAND

Os jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin no MasterChef Profissionais

Desabafo dos profissionais

O perfil dos participantes que disputam os prêmios de R$ 170 mil, um carro, um troféu e R$ 1.000 por mês durante um ano em compras em um supermercado é bastante diversificado. Alguns são formados em gastronomia dentro e fora do Brasil; outros adquiriram experiência na marra, em anos de cozinha.

Os competidores têm entre 25 e 40 anos e diferentes ocupações na área da gastronomia, como dono de restaurante, chef, personal chef, professor e consultor. Mais sérios e competitivos, eles não criam tantos laços de amizade quanto os amadores das temporadas passadas e têm um novo ambiente justamente para desabafar sobre suas agonias e frustrações.

O MasterChef Profissionais traz um cenário novo: um vestiário, ambiente que os cozinheiros usam para colocar os uniformes e também para abrir seus corações. "Eles comentam a receita um do outro, o desempenho um do outro, comentam o que aconteceu, como: 'Poxa, trabalhar com fulana é muito difícil'. Como as câmeras não são expostas, eles meio que esquecem e acabam saindo depoimentos superespontâneos", explica Ana Paula.

Para o jurado Erick Jacquin, o momento do vestiário é ainda mais íntimo: "É no vestiário em que acontece tudo. A gente xinga uns aos outros, porque não pode xingar na frente do chef. A gente fuma escondido no vestiário... Quando a gente está de saco cheio, vai no vestiário, chora, dá um murro na porta. Vestiário é uma coisa muito importante para o cozinheiro", ele conta.

O programa sempre começará e terminará no vestiário, com a entrevista do participante eliminado. Para o diretor Patricio Diaz, o fato de a última temporada do programa ter acabado tão recentemente, em 23 de agosto, não é algo que deixará o público cansado.

"Nosso formato dá atenção especial a não deixar o telespectador sem saber o que está acontecendo. Tem países em que o programa é diário. Acreditamos que temos uma grande temporada", afirma. O MasterChef Profissionais será exibido às terças-feiras, às 22h30.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Prêmio NTV Melhores do ano

Leia também

Enquete

Qual foi o melhor telejornal ou programa jornalístico do ano?

Web Stories

+
Gui Araujo deixa A Fazenda 13 após expor lado prepotente e preconceituoso; relembreDe série na Netflix a aposentadoria: Por onde anda o elenco de O Cravo e a Rosa?Vladimir Brichta contracena com a filha em Quanto Mais Vida, Melhor; veja outros casosConfinado em A Fazenda 13, Dynho não sabe que Mirella pediu divórcio; como fica o caso?Quanto Mais Vida, Melhor enfrentou perrengues mesmo antes de estrear; conheça a trama

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas