Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

BOA DE VENDA

O número de Patrícia Poeta que conta para Globo tanto quanto o Ibope

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Patricia Poeta sorri ao finalizar a apresentação do Encontro

A apresentadora Patricia Poeta no Encontro; nome dela é forte junto ao mercado publicitário

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 6/3/2025 - 6h10

Mesmo com o Encontro tão bem estabilizado no Ibope que os índices independem de quem esteja à frente da atração, a Globo dificilmente vai abrir mão de Patrícia Poeta em troca de alguém mais inexperiente e, consequentemente, com menor custo. Afinal, a apresentadora não traz apenas um retorno reputacional para o programa --ela é, atualmente, um dos nomes da casa com maior aceitação junto ao mercado publicitário.

Os dados a que a reportagem do Notícias da TV teve acesso mostram que Patrícia não fala somente com os telespectadores com maior poder de compra, como os das classes A e B, como também tem boa entrada com a C1 --a classe média tradicional. Em outras palavras, a jornalista é boa de venda e até tem ativações com marcas fechadas ao longo do ano.

Segundo uma fonte bem posicionada no mercado publicitário, o passe dela é tão valorizado justamente por falar com um grupo que é determinante na decisão de compra. A profissional chama a atenção de mulheres entre 30 e 50 anos, que são as principais responsáveis pela administração dos recursos familiares no Brasil.

Trocando em miúdos, ela exerce influência justamente sobre aquela pessoa que vai às compras e que define quais marcas serão consumidas pelo grupo familiar. Esse é um ponto importante para marcas da indústria alimentícia, que estão entre as principais anunciantes da programação matinal da Globo.

Um ponto positivo para Patrícia é que ela também é bastante lembrada em pesquisas realizadas pelo mercado publicitário nos setores de beleza e até de saúde. São segmentos que, segundo as fontes, costumam priorizar a TV aberta, ainda que estejam de olho --e até bastante presentes-- nas mídias digitais.

A apresentadora ainda é bem avaliada internamente, especialmente porque soube lidar com diversas crises envolvendo o seu nome nos últimos anos. Nos bastidores, considera-se que ela já conseguiu reparar boa parte dos danos causados por fake news após a demissão de Manoel Soares.

Obviamente que nem tudo são flores e há também quem ache que Patrícia se expõe demais. Essa ala, porém, é bastante minoritária por trás das câmeras.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.