Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

KARA SEVDA

Novela turca que bateu a Globo no Emmy tem capítulo maior do que filme

Divulgação/Star TV

Neslihan Atagül e Burak Özcivit em cena de Kara Sevda, novela turca que ganhou o Emmy - Divulgação/Star TV

Neslihan Atagül e Burak Özcivit em cena de Kara Sevda, novela turca que ganhou o Emmy

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 22/11/2017 - 5h38

A produção turca Kara Sevda (Amor Sem Fim, em tradução livre), que ganhou o Emmy Internacional de melhor telenovela na noite de segunda (20) e quebrou uma hegemonia de cinco anos da Globo, segue um formato de exibição diferente daquele com que o Brasil está acostumado: a novela teve apenas 74 capítulos, exibidos semanalmente e com duração que variava de 120 a 150 minutos _maior do que muitos filmes.

Kara Sevda também seguiu um esquema de temporadas: a primeira foi exibida de 14 de outubro de 2015 a 15 de junho de 2016; após um hiato de três meses, a segunda temporada estreou em 21 de setembro e ficou no ar até 21 de junho deste ano.

A estratégia de exibir a novela em longos blocos semanais parece estranha no Brasil, mas é comum na Turquia. Obras como Mil e Uma Noites, Fatmagül e Ezel, já exibidas pela Band, também tiveram transmissão semanal e em temporadas no país de origem _cada capítulo era dividido em partes menores no Brasil.

Como boa parte das tramas turcas, Kara Sevda aposta no drama dos folhetins tradicionais, com amor proibido, um casal protagonista de diferentes classes sociais e um vilão capaz de qualquer coisa para impedir os mocinhos de ficarem juntos.

Os personagens principais são Kemal (Burak Özcivit) e Nihan (Neslihan Atagül). Ele é um rapaz de classe média baixa, filho de um barbeiro e de uma dona de casa. Ela é uma jovem rica, que vive uma vida de alto padrão ao lado do irmão gêmeo, Ozan (Baris Alpaykut), e dos pais, em um dos bairros mais luxuosos de Istambul.

O pai de Nihan deseja que ela se case com Emir (Kaan Urgancioglu), com quem ela convive desde criança. Mas a jovem encontra Kemal e se apaixona por ele, frustrando os planos da família. Mas Emir não aceita perder a amada e arma um plano para forçá-la a se casar _caso contrário, Ozan será preso por um assassinato.

Sem escolha, Nihan aceita ficar com o vilão pela segurança do gêmeo e recusa um pedido de casamento de Kemal. Mas o rapaz não desistirá de sua amada e batalhará muito para superar todos os obstáculos que o separam.

Apesar da história batida, a trama turca agradou aos votantes do Emmy Internacional e superou Velho Chico (2016) e Totalmente Demais (2016), além da canadense 30 Vies (2013-2016) _que será adaptada para o público brasileiro na próxima temporada de Malhação.

Como Kara Sevda é dos mesmos produtores de Fatmagül e Ezel, existe a possibilidade de a Band exibi-la no Brasil. A trama já foi transmitida em países vizinhos, como Argentina, Chile, Colômbia e Peru.

O sucesso da novela já rende frutos para seu elenco: Kaan Urgancioglu, intérprete do vilão Emir, terá um papel na série de ação Tom Clancy's Jack Ryan, que estreia na Amazon Prime Video no ano que vem.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.