LUTO NA ARTE
LEO MARTINS/MEMÓRIA GLOBO
Maria Carmem Barbosa: autora escreveu sucessos para a televisão ao longo dos anos 1990
Maria Carmem Barbosa, autora de séries e novelas de sucesso da Globo, morreu aos 77 anos, na madrugada desta sexta (22). Ela ficou conhecida por escrever, ao lado de Miguel Falabella, os folhetins A Lua Me Disse (2005), Salsa & Merengue (1996), e a sitcom Toma Lá, Da Cá (2007-2009). Desde 2009, Maria se afastou dos trabalhos na televisão e só voltou em 2021, com uma produção da HBO Max.
O sobrinho dela, Thiago Barbosa, informou ao G1 que a dramaturga estava internada havia dois meses na Casa de Saúde Pinheiro, no Rio de Janeiro, por conta do diagnóstico de Alzheimer. Maria sofreu uma parada cardiorrespiratória após uma queda de pressão.
Falabella comunicou a tragédia em seu Instagram nesta sexta (22). O ator comentou que ela havia se "desligado do mundo" com muita rapidez há alguns anos, provavelmente se referindo ao Mal de Alzheimer. Além de terem trabalhado juntos em algumas produções, eles também eram amigos.
"A vida é sempre surpreendente. Acabei de postar uma homenagem pelo aniversário de Zezé [Polessa] e recebo a notícia da passagem de Maria Carmem Barbosa, minha parceira e amiga por anos incontáveis. Escrevemos juntos novelas, peças e roteiros, viajamos juntos, sonhamos e idealizamos projetos, foi uma amizade daquelas que ficam gravadas nas estrelas", lamentou ele.
"Eu poderia passar alguns dias contando histórias sobre nós dois e, na verdade, deixei de contá-las porque Maria Carmem já tinha nos deixado há alguns anos, quando resolveu que dava o viver já por vivido e saiu do ar, com muita rapidez, desligando-se do mundo. Agora, veio a morte física", completou o artista. "O dia fervilha de lembranças! Amiga querida, parceira de tantas aventuras, descanse! Você merece!", finalizou Miguel Falabella.
Maria Carmem Barbosa iniciou sua carreira no rádio, em 1970, no Programa Minerva da Rádio MEC, onde também criou o Falou e Disse. Maria foi a mente por trás de outros programas como o Tele-Tema (1986-1990) e o Grandes Nomes, na Globo.
Também foi colaboradora na novela Olho no Olho (1993) e autora principal de Lua Cheia de Amor (1990). Participou da criação dos primeiros episódios de Sai de Baixo (1996-2002), e sua última produção foi a série Os Ausentes (2021), na HBO Max. Em entrevista à Globo, ela afirmou que o humor estava em suas veias.
"É mais difícil fazer humor do que drama. Porque já sabemos os caminhos do drama: perda, dor, traição, mágoa. Na comédia, o que faz a pessoa rir? Precisamos de um time muito preciso para manter a plateia ligada, com o riso aberto do início ao fim", declarou.
A parceria com Falabella começou no teatro, depois partiu para a televisão. Maria o considerava um grande amigo. "Estávamos super afinados. E eu adoro trabalhar com ele, é uma delícia, uma gargalhada só. Como eu fazia escalação do elenco também, sugeri ao Miguel para fazer o Caco Antibes [de Sai de Baixo], e já que ele iria fazer, então escreveríamos juntos", contou à Globo.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Obituários
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.