REFORMULAÇÃO
REPRODUÇÃO/BAND
Fausto Silva quer voltar a apresentar seu programa aos domingos em 2023, depois de reformulação
O Faustão na Band vai passar por sua primeira reformulação seis meses antes do previsto. Sem conseguir bancar os altos custos, a emissora demitiu 40 funcionários e diminuirá a duração da atração diária. A ideia inicial é que Fausto Silva mantenha seu programa do jeito que estreou até dezembro para, em 2023, voltar aos domingos.
No contrato entre o artista e a Globo, que terminou em 31 de dezembro de 2021, havia uma cláusula que o proibia de comandar uma atração dominical no período de um ano. Ou seja, até o fim de 2022.
Fausto Silva não queria apresentar nada durante a semana porque foi exatamente essa proposta de Ricardo Waddington. Na começo do ano passado, o diretor de Entretenimento da Globo sugeriu ao apresentador que ele deixasse o domingo e assumisse uma outra atração semanal.
Faustão não aceitou o que ele considerou "andar para trás" e decidiu não renovar com a Globo. Como o veterano não podia estar à frente de nenhum programa aos domingos no período de um ano, ter um projeto diário parecia ser a melhor solução. Para ele, melhor que estar no domingo, era estar na TV todos os dias. Pelo menos até dezembro deste ano.
O tiro, no entanto, saiu pela culatra. A audiência não acompanhou o custo alto e o formato diário não se sustentou com conteúdo relevante. O Faustão na Band tem média que varia de 3 a 4 pontos na Grande São Paulo, principal mercado publicitário do país, e é quarto colocado no Ibope. Em alguns dias, chega a se aproximar da Record na disputa pelo terceiro lugar. Apesar disso, a conta não tem fechado.
O Notícias da TV antecipou que Fausto Silva quer ressuscitar um quadro no molde do Dança dos Famosos, comandado hoje por Luciano Huck no Domingão com Huck, mas o baixo orçamento complica o andamento. O cachê mensal de R$ 20 mil, o prêmio de R$ 80 mil e a repercussão limitada da atração dificultam a aceitação de artistas relevantes.
Em janeiro, o colunista Guilherme Ravache conversou com um ex-diretor da Band, que afirmou: "se Faustão der menos de 6 pontos de audiência, a conta vai ser muito difícil de fechar e vira um problema, não uma solução".
Procurada pelo Notícias da TV, a emissora explicou que a equipe remanescente entrará em férias coletivas entre 11 e 22 de julho. Nesse período, a atração vai reprisar os "melhores momentos" nos episódios que irão ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h30, ainda com duas horas de tela.
A partir de 25 de julho, quando as férias acabarem, o programa 1001 Perguntas será exibido após o Faustão na Band --que perderá 30 minutos de duração. Essa mudança continuará até 25 de agosto, quando começar o horário eleitoral obrigatório. Durante a propaganda eleitoral, a atração perderá mais cinco minutos.
"A emissora atende a um pedido do público e volta a exibir diariamente, de segunda a sexta, o game show 1001 Perguntas. Com isso, o programa apresentado por Fausto Silva irá ao ar das 20h30 às 22h até o dia 25 de agosto, véspera da estreia do horário eleitoral. Durante o período eleitoral, a atração será transmitida das 20h55 às 22h30", informou a Band em nota.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.