Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Ofensa?

Justiça absolve Danilo Gentili por oferecer banana a internauta negro

Roberto Nemanis/SBT

Danilo Gentili no programa The Noite; humorista foi absolvido por oferecer banana a um negro no Twitter - Roberto Nemanis/SBT

Danilo Gentili no programa The Noite; humorista foi absolvido por oferecer banana a um negro no Twitter

PAULO PACHECO

Publicado em 29/4/2014 - 14h56

A 10ª Vara Criminal da Justiça de São Paulo absolveu o humorista Danilo Gentili por oferecer bananas a um internauta negro no Twitter, em 2012. A sentença foi assinada na última quinta-feira (24) e encaminhada para despacho hoje (29).

O juiz Marcelo Matias Pereira não viu no tweet do humorista o animus injuriandi, ou seja, o propósito e intenção de ofender a vítima, o redator Thiago Ribeiro. "Não comprovado este animus, não há que se falar em crime contra a honra", sentenciou o juiz, que entendeu que "a abordagem [de Gentili] com seus seguidores, ainda que agressiva, tinha a intenção de fazer rir".

Para a Justiça, "seria necessário algo a mais do que uma piada grosseira e infeliz, vale dizer, um intuito de realmente ofender a vítima, desqualificando-a pela cor de sua pele, o que não ocorreu no caso em questão".

A ofensa não foi reconhecida pela Justiça porque, segundo o juiz, Thiago Ribeiro já se autointitulou "King King" no Twitter. "São pelo menos três mensagens que o ofendido dizia ser um 'King Kong', bem como que iria fazer o réu pagar por supostos crimes cometidos", diz a decisão judicial.

Apesar da absolvição, o juiz deu uma bronca em Danilo Gentili e disse para o humorista tomar cuidado com piadas que podem ser interpretadas como ofensa. "O réu tem que entender que há limites para as brincadeiras, ainda mais quando direcionadas a um indivíduo específico".

Em 1° de outubro de 2012, Danilo Gentili escreveu para Thiago Ribeiro no Twitter: "Quantas bananas você quer para deixar essa história para lá?". O redator sentiu-se ofendido, registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância e processou o humorista por racismo.

Danilo Gentili explicou que estava sendo provocado por Ribeiro na rede social desde, pelo menos, 29 de setembro, com mensagens seguidas se autointitulando "macaco, preto, neguinho e King Kong".

Chama a atenção a sentença do juiz ter sido assinada três dias antes de o jogador Daniel Alves, do Barcelona, comer uma banana atirada por torcedores do Villareal, no domingo (27), pelo Campeonato Espanhol. A atitude ganhou apoio de famosos e da presidente Dilma Rousseff. No mesmo dia, Fausto Silva negou em seu programa na Globo ser racista após ter comentado que o cabelo da bailarina da cantora Anitta paracia "vassoura de bruxa".

LEIA TAMBÉM:

Jô Soares surpreende com beijo gay triplo em programa da Globo

Silvio Santos ameaça contratar Rezende e Bacci e apavora Record

Helena se desespera ao saber de Luiza e Laerte e briga com Virgílio

Carlos Alberto de Nóbrega declara 'guerra' a Roberto Justus

Faustão nega ser racista e diz que brincou sobre 'cabelo de vassoura'

Jornalista da Globo tem ataque de raiva e é xingada em protesto no RJ

Para levantar ibope, Globo mostra Bruna Marquezine quase nua


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.