ELAINE KELLER
REPRODUÇÃO/YOUTUBE
A editora Elaine Keller no programa Linha de Frente, da Jovem Pan, na edição de sábado (14)
Diretora de Relações Institucionais da Jovem Pan, a também apresentadora Elaine Keller se demitiu nesta segunda-feira (16) por discordar da emissora no gerenciamento de crises. Entre os problemas estão a chamada de uma entrevista com o deputado Nikolas Ferreira (PL) no Pânico e a gafe com uma notícia falsa sobre Gusttavo Lima, veiculada no Linha de Frente na última sexta (13). Mellina Braga, editora-chefe do Linha de Frente, responsabilizada pelo erro, foi demitida.
Ao Notícias da TV, Elaine afirmou que se demitiu porque não concordou com decisões editoriais da Jovem Pan. Primeiro, ela se incomodou com uma chamada nas redes sociais do Pânico, que levantou apenas pontos positivos de Ferreira. A diretora argumentou que em período de eleições é necessário manter a imparcialidade. "Eu achei um absurdo e que não era ético", pontuou.
Já na sexta, após a situação com a fake news de Gusttavo Lima, Elaine lamentou que a Jovem Pan colocasse panos quentes e deixasse para lá o erro com a notícia falsa. A ex-diretora era a favor de assumir o equívoco e pedir desculpas em nota aos telespectadores, o que não foi feito.
Mellina acabou sendo responsabilizada pela gafe da notícia falsa e, diferentemente de Elaine, foi demitida por decisão do canal. A Jovem Pan noticiou que Gusttavo Lima seria preso e colocado em uma cela construída no estilo "greco-goiano", em referência à arquitetura extravagante da mansão do cantor.
A manchete, na verdade, foi publicada pela editoria Sensacionalista, do jornal O Globo, que cria notícias falsas e as satiriza. Os advogados Diego Tavares e Fernando Capez acreditaram ser verdadeira a fake news e chegaram a debater o assunto durante dez minutos. O momento virou piada nas redes sociais.
Em nota, a Jovem Pan confirmou o desligamento de Elaine Keller. Ela havia sido contratada em março, em uma tentativa do canal de assumir um posicionamento neutro com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Elaine é advogada e ganhou destaque como comentarista política.
"O Grupo Jovem Pan comunica o desligamento de Elaine Keller, diretora de Relações Institucionais, e agradece pelos importantes serviços prestados durante o período em que esteve no grupo", declarou a Jovem Pan em comunicado.
Fontes ligadas à Jovem Pan afirmam Elaine vinha tentando emplacar convidados e amigos em outras atrações da programação, como o Pânico na Jovem Pan, o que foi visto como um tipo de "interferência" na área de Jornalismo do canal. Na nota de apenas dois parágrafos, o canal dedicou um para isso:
"O Grupo Jovem Pan aproveita a oportunidade para reafirmar sua independência editorial, assegurando que questões institucionais não interferem nem influenciam suas áreas de Jornalismo, Esportes e Entretenimento", acrescentou o canal.
ERRATA - Este texto foi continha erro e foi atualizado. Diferentemente do que afirmava inicialmente, Elaine Keller não foi demitida pela Jovem Pan por causa da exibição de uma fake news.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.