Bastidores
Imagens: Reprodução
Glória Vanique mostra Urubocardi pousado no estúdio de vidro da Globo na última segunda
DANIEL CASTRO
Publicado em 14/10/2016 - 4h30
O prédio da Globo em São Paulo virou um "campo de pouso" de urubus que vivem nas margens do poluído rio Pinheiros. Segundo funcionários da emissora, é comum a ave carniceira pousar bem na lateral do estúdio de vidro, com vista para a ponte estaiada, em que são produzidos os telejornais SPTV 1ª e 2ª edições e Bom Dia São Paulo.
Na última segunda-feira (10), a apresentadora Glória Vanique flagrou um urubu "fiscalizando" o trabalho no estúdio e publicou uma foto no Instagram. E entregou o apelido que os jornalistas da emissora deram ao bicho: Urubocardi, uma "homenagem" a Rodrigo Bocardi, titular do Bom Dia São Paulo e recém-promovido a plantonista do Jornal Nacional.
Na verdade, Urubocardi é uma criação do próprio Bocardi. Há dez meses, ele divulgou nas redes sociais fotos em que aparecia ao lado de um monitor de TV com imagem de um urubu. A ave foi flagrada várias vezes por uma câmera da emissora instalada na Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte de São Paulo. "Registre-se: Urubocardi, Uruboca, Urubom", escreveu no Instagram, abrindo uma votação entre seus seguidores. Deu Urubocardi.
Os jornalistas da Globo, então passaram a chamar de Urubocardi o urubu (ou urubus) que vive pousando no estúdio de vidro, em outra região da cidade, a zona sul. Bocardi não liga para o apelido nem para as visitas. E trata a ave como um "mascote". "Enquanto a audiência continuar assim, eles são bem-vindos", diz, referindo-se ao crescimento do Bom Dia São Paulo no Ibope.
O telejornal, que há três anos sofria para vencer o SBT, agora é líder isolado. A audiência, com urubus ou não, quase triplicou.
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.