Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PANELAÇO

João Gordo protesta contra GNT por uso do nome de seu programa: 'Furto intelectual'

REPRODUÇÃO/YOUTUBE/TV GLOBO

João Gordo no Panelaço, seu programa no YouTube, e Ana Clara Lima no Panelaço ao Vivo, do GNT

João Gordo no Panelaço, seu programa no YouTube, e Ana Clara Lima no Panelaço ao Vivo, do GNT

FERNANDA LOPES E LI LACERDA

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 14/10/2023 - 11h29
Atualizado em 14/10/2023 - 12h08

O novo programa de Ana Clara Lima no GNT, chamado Panelaço Ao Vivo, tem gerado repercussão negativa nas redes sociais. Telespectadores reclamam que o nome da atração é o mesmo do canal de João Gordo, que tem um programa nos mesmos moldes, no YouTube, desde 2014. O apresentador se pronunciou sobre o caso e questionou Ana Clara e o canal. "Furto intelectual", classificou ele. Os dois "Panelaços" têm registros oficiais, mas sob categorias diferentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

João Gordo fez um post na manhã deste sábado (14) em seu perfil no Instagram, no qual abordou o assunto. "Oi Ana Clara, nada contra você, sou atá seu fã, mas... Você não se ligou que já tinha um programa consolidado na internet com esse mesmo nome e temática?", perguntou.

"Pouca criatividade sua produção... Se fosse eu, jamais permitiria esse furto intelectual na cara dura, sem pudor algum. Ou estou errado porque sou um zé ninguém, gordo, boca suja, comunista, que ninguém liga?", complementou.

Na legenda do post, João Gordo ainda acrescentou, marcando os perfis de Ana Clara e do GNT: "Tô de cara ainda... Estou fazendo o Super Plá Podcast, mas os meus planos eram voltar com uma temporada nova [do Panelaço] na Mídia Ninja no ano que vem... Vamos ver o desenrolar que nos aguarda".

No dia 5 de outubro, João Gordo já havia publicado no Instagram um trecho de um texto do Gshow sobre o programa de Ana Clara. Na legenda, ele comentou: "Roubaram meu programa na cara dura, hahahahahahah".

Em seu perfil no Twitter, o comunicador também questionou o GNT: "É normal pra vocês roubar o programa das pessoas, GNT? Meu programa Panelaço existe desde 2014... Nome e formato, hahahah. Nunca ouviram falar? João Gordo underground não pega nada? Original pra car**** a idea de vocês", escreveu em 6 de outubro.

O Panelaço existe desde 2014 como programa do canal de João Gordo no YouTube --atualmente, o canal se chama Estúdios Panelaço e agrega também outros produtos de mídia. Na atração, João Gordo e convidados famosos cozinham juntos. Nomes como Mano Brown, Gregório Duvivier, Guilherme Boulos e Marcelo D2 são alguns dos que já participaram da atração culinária.

Já o programa de Ana Clara se chama Panelaço Ao Vivo e estreou no GNT no último dia 2. Ela recebe dois convidados famosos para que o grupo prepare quitutes e converse, num cenário de cozinha (o mesmo que servia ao Mais Você, quando o programa de Ana Maria Braga era produzido no Rio de Janeiro).

Nas redes sociais, o público chamou a atenção para a semelhança entre os programas, e muitos fãs de João Gordo o incentivaram a entrar na Justiça contra o GNT. "Vamos fazer barulho, porque esse tipo de sacanagem não dá pra aceitar", comentou William Correa.

"O Panelaço é nosso! É do underground! Briga como você nunca brigou na vida pra ter seu programa e identidades sob sua tutela!", disse o telespectador Leo Costa. "Panelaço? Não teve um pra conferir no Google se já não existia um programa com esse nome há anos?", perguntou o fã Rochester Lima.

No perfil oficial do GNT no Instagram, também há comentários sobre o assunto. O próprio João Gordo escreveu, numa publicação sobre o Panelaço Ao Vivo: "Me chama aê pra uma entrevista".

O Notícias da TV entrou em contato com João Gordo e com o GNT na manhã de sábado (14) e não obteve pronunciamentos de ambos até a publicação deste texto. Caso haja respostas, a reportagem será atualizada.

Entenda o caso

Ambos os produtos têm registros no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O de João Gordo está em vigor desde 2018, sob o nome Central Panelaço. A inscrição foi feita sob o cógigo 11, que diz respeito a propaganda e gestão de negócios.

O programa do GNT está registrado como Panelaço Ao Vivo, no código 41, referente a mídia e entretenimento. O nome entrou para o banco de dados do INPI em agosto deste ano, e o status atual é: aguardando prazo de apresentação de oposição.

O Notícias da TV apurou que ainda não há qualquer ação judicial entre ambas as partes em disputa pelo nome Panelaço. Pelo fato de as duas marcas estarem inscritas em códigos diferentes de acordo com a legislação, João Gordo dificilmente ganharia um processo em relação a um suposto plágio.

Segundo as inscrição no INPI, o instituto entende que os produtos estão em áreas de atuação distintas. O apresentador tem até o dia 29 de outubro deste ano para se opor oficialmente ao pedido de registro de Panelaço Ao Vivo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.