PEQUENOS GÊNIOS
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Luciano Huck com o sistema auxiliar de escuta durante o Pequeno Gênios do Domingão, na Globo
O apresentador Luciano Huck mostrou neste domingo (28) que estava utilizando um equipamento para se comunicar melhor com um dos participantes do quadro Pequenos Gênios. Yohann Prugger nasceu com deficiência auditiva e passou a ouvir com a ajuda de um implante coclear --em que um dispositivo de alta tecnologia é colocado no crânio por meio de cirurgia.
Além do implante, Yohann também conta com um receptor externo e com um sistema auxiliar de escuta, o qual foi utilizado pelo marido de Angélica Ksyvickis. Trata-se de uma espécie de microfone de lapela que direciona diretamente a voz do interlocutor.
"Para mim está sendo uma experiência nova na televisão e olha que, só aqui na Globo, já são 24 anos [de carreira]. Estou usando um equipamento que nunca tinha usado, mas é daquelas coisas que a vida ensina e eu adoro", disse o comunicador, no Domingão.
Ele, então, mostrou um pequeno microfone preto preso em sua roupa com a ajuda de um fio de nylon. "Este é o sistema auxiliar de escuta", continuou Huck, que pediu para o próprio Yohann explicar o funcionamento:
Como eu sou surdo, ele ajuda a filtrar melhor o som, porque com o [aparelho] que uso não consigo ignorar o barulho do ambiente. Digamos que estou em uma roda e quero ouvir uma pessoa só. Se eu usar [o sistema], vou conseguir ouvir só ela e ignorar os outros sons.
"Então quando eu coloco isso pode estar barulho na plateia que você vai ouvir só a minha voz?", questionou Huck, que recebeu um sinal afirmativo com a cabeça.
Yohann nasceu sem ouvir nada, passando ainda bebê pela cirurgia para inserção do implante coclear. "Eu tenho uma parte interna e outra externa, que pode ser mudada. Ela cola com um imã. É por isso que eu tenho problemas com geladeiras", brincou o participante.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.