Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Planeta Xuxa

Há 20 anos, Xuxa entrevistava Madonna e arrancava confissões íntimas na TV

Reprodução/Globo

Xuxa no palco do Planeta Xuxa; foi o primeiro programa adulto da apresentadora - Reprodução/Globo

Xuxa no palco do Planeta Xuxa; foi o primeiro programa adulto da apresentadora

FERNANDA LOPES

Publicado em 5/4/2017 - 4h34

Depois de ser coroada a "rainha dos baixinhos" com programas infantis nos anos 1980, Xuxa ganhou um outro público na década seguinte. Há exatos 20 anos, estreava o Planeta Xuxa, primeiro programa adulto da apresentadora e também a primeira atração de auditório dominical apresentada por uma mulher na TV brasileira. Adaptado do Xuxa Hits, um quadro do infantil Xuxa Park (1994-2001), o Planeta Xuxa ficou no ar até 2002.

A apresentadora tinha 34 anos na época e usou todo o prestígio que tinha na Globo para conseguir entrevistados e atrações de renome: ela conversou com Madonna e recebeu Thalia no palco e arrancou revelações inusitadas de atores famosos.

Xuxa descobriu, por exemplo, que Susana Vieira gostava de ouvir funk na hora do sexo e que Luana Piovani usava a mesma escova de dentes que seu namorado [na época, Rodrigo Santoro].

Dirigido pela então empresária de Xuxa, Marlene Mattos, o Planeta Xuxa também "atualizou" alguns elementos que o público já conhecia do Xuxa Park e do Xou da Xuxa (1986-1992), como as paquitas. Sem as tradicionais fantasias e com roupas modernas para a época, elas foram chamadas de Geração 2000. A atração também teve Papaquitos (dançarinos homens) e dois assistentes de palco chamados de "fortões". Théo Becker era um deles.

Relembre curiosidades, quadros e momentos marcantes do Planeta Xuxa:

divulgação/globo

Xuxa beija o então namorado Luciano Szafir em edição especial de Natal do Planeta Xuxa

Xuxa Livre
Em comparação aos programas infantis, em que tinha de manter uma imagem mais responsável e lúdica, Xuxa se mostrava muito mais livre em seu Planeta. A apresentadora dançava com os convidados, dava gargalhadas e até fazia perguntas absurdas para os entrevistados, como se eles tinham chulé ou "alguma tara".

A apresentadora também falava abertamente sobre seu relacionamento com Luciano Szafir, pai de sua filha, Sasha. Ela dizia que ficava com ciúmes das cartas que ele recebia de fãs. Szafir chegou a ir ao programa e a dar um beijo em Xuxa, ao vivo.

diivulgação/globo

Xuxa entrevista a atriz Regina Duarte durante o quadro Intimidade, no Planeta Xuxa

Quadros do Planeta
Além das atrações musicais, o Planeta Xuxa também era muito conhecido e querido pelo público por seus quadros. O Intimidade, em que a apresentadora fazia perguntas bizarras a celebridades, era o mais famoso deles. Passaram pelo sofá de Xuxa atores como Susana Vieira, Luana Piovani, Reynaldo Gianecchini, Marcelo Anthony e Regina Duarte.

O programa também tinha espaço para realizar sonhos da plateia. Muito antes de apresentadoras como Márcia Goldschmidt e Eliana implementarem quadros de mudanças físicas, Xuxa já tinha o Transformação: ela escolhia uma garota da plateia que mudaria completamente seu visual durante o programa, com corte de cabelo e maquiagem.

Ela também lançou o quadro Viagem Surpresa do Planeta, em que um sortudo focalizado pela câmera do programa ganhava na hora uma viagem para algum lugar do Brasil. Já no Cinderelas do Planeta, meninas de 15 anos realizavam o sonho de dançar valsa com seus ídolos.

divulgação/globo

A apresentadora rodeada por sua equipe de paquitas New Generation e o coreógrafo Fly

Assistentes de palco
Ao longo de seus cinco anos de exibição, o Planeta Xuxa contou com 47 assistentes de palco, entre dançarinos e animadores. Xuxa decidiu manter as paquitas, mas na atração elas foram reformuladas: chamadas de Geração 2000, tinham roupas da moda (com barriga de fora e calças de cintura baixa). Atrizes como Bárbara Borges, Graziela Schmidt e Monique Alfradique fizeram parte dessa fase.

Havia também os Papaquitos, versão masculina das paquitas. Hugo Resende, ator que interpretou o bandido Fininho em A Lei do Amor, foi um dos seis dançarinos do grupo. O programa chegou a contar também com 12 assistentes chamadas de Garotas do Zodíaco, cada uma representando um signo. A atriz Fernanda de Freitas era Garota de Peixes, e a jornalista Nadja Haddad era a Garota Capricórnio.

No palco ainda havia espaço para dois fortões, atores que simplesmente dançavam sem camisa no programa. Esse foi o primeiro trabalho de Théo Becker na TV.

divulgação/globo

Xuxa recebeu a cantora e atriz Thalia no Planeta, mas entrevista com a cantora não foi ao ar

Convidados ilustres
O Planeta Xuxa se destacava por trazer artistas de renome que faziam muito sucesso na época. A apresentadora levou ao palco as cantoras Shakira e Thalia. No caso da mexicana, a entrevista que Xuxa fez com ela no quadro Intimidade não foi ao ar na Globo. O SBT conseguiu impedir a veiculação porque na época transmitia a novela Maria do Bairro, protagonizada por Thalia.

Quando Xuxa ficou grávida e precisou tirar licença-maternidade, uma série de cantores a substituíram na apresentação do programa, como Ivete Sangalo, Claudinho e Buchecha, Daniel, Alexandre Pires e Zezé di Camargo e Luciano.

divulgação/globo

Palco do Planeta Xuxa; programa chegou ao fim em 2002 e foi reprisado pelo Viva em 2014

Sucesso de audiência
Como primeira apresentadora a comandar um programa de auditório em um domingo na TV brasileira, Xuxa se saiu bem: manteve audiência acima dos 21 pontos em seus cinco anos no ar. No primeiro ano, quando era exibido aos sábados, chegou a marcar 31 pontos, melhor audiência da Globo durante a tarde desde a Discoteca do Chacrinha. Marlene Mattos chegou a declarar para o jornal O Dia que o Planeta Xuxa dava certo porque a apresentadora não tinha "pretensão nenhuma de se enquadrar em um padrão de talk show. Ela é espontânea".

O programa saiu do ar em 2002 para que Xuxa pudesse ser dedicar a seu novo projeto na Globo, Xuxa no Mundo da Imaginação. Em 2015, em seu perfil no Facebook, a apresentadora agradeceu o carinho do público em relação ao programa, mas declarou que já estava velha demais para fazer uma nova versão de seu Planeta.

"Acredito que as pessoas não queiram mais ver isso. Aliás, me verem como antigamente (com botas, cabelo, nave, paquitas). Para quem teve uma linda infância e adolescência comigo, isso é para ser guardado no coração e na memória", explicou.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.