Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JOGO LIBERADO

Final da Sul-Americana com São Paulo sai do pay-per-view e ganha sinal aberto

RUBENS CHIRI/SÃO PAULO FC

Luciano comemora um gol em jogo do São Paulo

Luciano, atacante do São Paulo: final da Copa Sul-Americana terá sinal liberado por operadoras

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 13/9/2022 - 6h25

Marcada para 1º de outubro, às 17h, a final da Copa Sul-Americana entre Independiente Del Valle (EQU) e São Paulo não vai ficar restrita para assinantes da Conmebol TV. As operadoras Claro e Sky, que controlam o canal em parceria com a Band desde 2020, vão abrir a partida do Tricolor Paulista para todos os seus assinantes --cerca de 9,267 milhões de clientes em todo o Brasil.

Com isso, o jogo poderá ser assistido pelo menos por 71,2% da base de TV paga no Brasil. É um número muito maior em relação ao ano passado, por exemplo. Na ocasião, o torneio teve uma final brasileira disputada por Red Bull Bragantino e Athletico Paranaense. No entanto, o jogo acabou restrito aos 200 mil clientes que a Conmebol TV tinha naquele momento.

Segundo apurou o Notícias da TV, a decisão foi uma cortesia pensada pela Claro, em parceria com a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). Como é a última partida do atual contrato e o faturamento não faria tanta diferença nesta altura, optou-se por dar maior visibilidade a partida.

A Conmebol TV surgiu por causa da Globo. Em agosto de 2020, a emissora rescindiu um contrato de US$ 60 milhões (R$ 325 milhões, na cotação atual) pelos direitos de transmissão da Libertadores da América. Ela alegou não ter condições de arcar com o compromisso por causa da crise financeira vivida na época por causa do auge da pandemia. 

Irritada, a Conmebol processou a emissora e pediu uma compensação financeira por perdas e danos. Além disso, a Globo ficou impedida de comprar torneios realizados pela federação. A Copa América de 2021, por exemplo, que teve a Argentina como campeã, foi transmitida pelo SBT. A emissora de Silvio Santos assumiu o contrato que era da concorrente na TV aberta na Libertadores. 

Já na TV por assinatura, os jogos que eram do SporTV foram vendidos para Claro e Sky, que criaram junto com a Band o canal pay-per-view Conembol TV. Além da Libertadores, o consórcio assumiu a Copa Sul-Americana, que também foi rescindida pelo streaming DAZN. 

No entanto, para 2023, os direitos de TV por assinatura da Libertadores e da Sul-Americana ficaram com Disney e Paramount. A primeira terá a prioridade das escolhas dos jogos. Já a segunda fica com aquilo que a primeira não mostrar. Com a decisão, a Conmebol TV será descontinuada após dois anos e meio de operação no Brasil. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.