ATAQUE
REPRODUÇÃO/GLOBONEWS
Marcelo Cosme na edição desta quarta-feira (24) do programa Em Pauta, do canal GloboNews
O jornalista Marcelo Cosme recebeu apoio de famosos, ONGs e ativistas após ser alvo de uma piada homofóbica no programa Pânico, transmitido pela Jovem Pan News na última terça-feira (23). Emílio Surita debochou dos trejeitos do âncora da GloboNews, e a atitude provocou repúdio nas redes sociais, mesmo após a empresa vir à público com um pedido de desculpas.
A organização Mães pela Diversidade divulgou uma nota em solidariedade ao jornalista nesta quarta-feira (24), ressaltando que a atitude configura crime de intolerância.
"A homofobia não tem lugar em nossa sociedade, e é crucial que todos nós nos posicionemos firmemente contra quaisquer formas de discriminação. A diversidade é o que enriquece nossa sociedade, e devemos celebrá-la em todas as suas formas. Marcelo Cosme, você não está sozinho nesta luta. Estamos ao seu lado, apoiando sua coragem e contribuição exemplar para o jornalismo. Exigimos respeito e igualdade para todas as pessoas", diz um trecho do comunicado.
Déa Lúcia, mãe de Paulo Gustavo (1978-2021), revoltou-se com a situação e compartilhou um vídeo direcionado a Surita: "Estou muito indignada ao ver meu querido amigo, Marcelo Cosme, sendo alvo de ataques homofóbicos na televisão", disse. Cosme comentou a publicação com seu agradecimento. "Amo a senhora. Muito obrigado. A senhora e seus filhos são exemplos para todos nós", reagiu ele.
Outros famosos aproveitaram o post de Déa Lúcia para manifestar apoio ao âncora da GloboNews. "Marcelo Cosme é um cara da tolerância, do respeito e da elegância com todos. Todo meu apoio, querido", escreveu a jornalista Natuza Nery.
"Todo meu respeito e admiração ao Marcelo Cosme . Homofobia é crime é deve ser reparada juridicamente", completou o ator Amaury Lorenzo. "Todo apoio ao Marcelo Cosme. Compartilho de sua indignação Dé Lúcia. Belíssima defesa contra a homofobia", complementou a atriz Beth Goulart. A cantora Preta Gil, a atriz Elizabeth Savala e a jornalista Flávia Oliveira também aproveitaram o post para defender Cosme.
O deputado estadual suplente e ativista dos direitos da população LGBTQIA+ Agripino Magalhães comunicou por meio de sua rede social que pretende apresentar uma denúncia contra Emílio Surita no Ministério Público de São Paulo.
"Desrespeito ao próximo atacando a sexualidade das pessoas não é piada. É LGBTQIA+fobia! É crime! Não basta simplesmente nos indignarmos com casos de LGBTQIA+fobia.Temos que reagir! Criaturas homofóbicas e transfóbicas têm que responder e ser penalizados com rigor pela lei", escreveu o político.
Durante o Pânico da última terça, o apresentador caminhou pelo estúdio e fez gestos para imitar Cosme. "Bem GloboNews. Como chama aquele cara que faz o programa à noite? Marcelo… Estamos aqui com um programa maravilhoso. Ele é muito solto", disparou Surita, exagerando nos trejeitos.
Após a repercussão do vídeo, a Jovem Pan se desculpou pelo comportamento do apresentador. "A Jovem Pan pede sinceras desculpas pelo ocorrido [...]. O programa fez uma brincadeira muito infeliz citando o nome de Marcelo Cosme. Todavia, a atração não teve nenhuma intenção de discriminar o profissional em questão. De toda forma, nos comprometemos a não repetir mais o tratamento descortês ocorrido ontem. A Jovem Pan lamenta o ocorrido e deixa registrado sua admiração pelo trabalho de Marcelo Cosme."
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.