Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

QUEBROU O SILÊNCIO

Expulsa do BBB 24, Wanessa nega ter sido racista com Davi, mas aceita pedir desculpa

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Wanessa Camargo faz careta em sofá durante entrevista ao Fantástico

Wanessa Camargo durante entrevista ao Fantástico deste domingo (17); cantora falou sobre BBB

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 17/3/2024 - 23h30

Em sua primeira entrevista desde que foi expulsa do BBB 24 por agressão a Davi Brito, a cantora Wanessa Camargo falou que achou sua desclassificação justa sob o viés do regulamento do reality, mas que não houve fair play do rival. Ela ainda negou que tenha perseguido o motorista de aplicativo pelo fato de ele ser negro e admitiu que toparia pedir desculpa ao brother fora da casa.

A filha de Zezé Di Camargo conversou com Renata Ceribelli no Fantástico deste domingo (17). No papo, foi questionada diretamente se perseguiu Davi por ele ser negro. "Não, não. O que aconteceu foi que ele tinha algumas atitudes, e outras pessoas, incomodadas com eles muito antes do que eu, vinham me trazer essas questões", contou Wanessa.

"Hoje eu entendo o estereótipo [do homem negro violento]. Eu entendo muito isso agora. Entendo esse lugar de dor. Mas a minha intenção não foi essa. A palavra 'violento' eu não disse, o que eu disse é que a forma que ele ia para embate era agressiva e eu não gostava", justificou a cantora.

Ela admitiu que ficou surpresa com a visão das pessoas a seu respeito quando deixou o programa. "Quando cheguei aqui, me assustei com a forma como as pessoas viram. Eu me assustei com muita coisa tirada do contexto. Porque a gente tem uma rede social muito problemática. Me assustei muito [por ser chamada de racista]. A gente, quando é colocado num lugar tão grave quanto a expressão 'ser racista'... É uma roupa que eu não conseguia vestir."

Agora, como anunciou em um vídeo nas redes sociais, Wanessa quer estudar mais sobre o racismo estrutural. "Eu escutei muitas pessoas, e escutei pessoas que têm lugar de fala sobre esse tema. O que eu quis dizer no vídeo é que eu não tive a intenção de cometer racismo em nenhum momento. Mas eu entendi que... O que eu entendo sobre racismo estrututal, e eu não entendo muito ainda, porque tenho 12 dias fora da casa e quero fazer o letramento sobre isso, quero aprender, quero entender. Eu sempre entendi de outra forma, porque faltou tempo e faltou eu parar e estudar."

Se Wanessa não enxergou sua perseguição como racismo, o que ela imagina que aconteceu? "Eu tinha problema de convivência com as atitudes dele, que me incomodavam. O que eu reconheci é que eu sou uma pessoa branca e privilegiada, e que eu nunca vou saber como algumas palavras que para mim não têm nenhum efeito podem ter sido sensíveis a outras pessoas. Para mim sempre foi sobre jogo, nunca foi nada sobre a raça, sobre a cor", explicou.

Ela admitiu que errou ao dizer que ele já tinha ganhado uma faculdade por causa dela e que poderia desistir do reality porque já tinha o que queria. "A brincadeira com a faculdade [foi um erro]. Eu fiz uma brincadeira, uma brincadeira boba. E eu tenho dificuldade de reconhecer, porque para mim eu estava falando sobre o jogo. Eu sei quantas vezes eu fiquei muito bem com ele no jogo, eu conversei com ele. A gente viveu ali tanta conversa, e às vezes falou coisas que a gente não lembra", ressaltou a artista.

Expulsão por agressão foi justa?

Wanessa explicou que ter sido desclassificada do programa por agressão foi uma decisão justa da produção, mas apenas sob o aspecto das regras do jogo. "Sob o prisma de dizer que é justa, na regra do programa, eu acho que foi justo. No fair play, eu não acho que foi justo", diferenciou.

Renata, então, questionou o que ela faria se o contrário tivesse ocorrido, e Davi tivesse dado um tapa na perna dela. "Na verdade aconteceu o oposto. A gente tava brincando de pique-bandeira, e ele sem querer me deu uma rasteira, que chegou a me machucar, foi bem forte. Mas eu entendi que aquilo não era proposital e eu jamais levaria isso pra algum lugar de agressão", lembrou.

"Então, quando essa acusação aconteceu, eu me surpreendi. Eu poderia também ter usado essa regra ao meu favor", ressaltou Wanessa, que lembrou o susto que levou quando descobriu que estava fora do BBB 24:

Fui dormir, acordei com um péééé, um barulho ensurdecedor. 'Wanessa, confessionário'. Pensei: 'Meu Deus, o que é que eu fiz?'. Fui do jeito que eu tava, sem sutiã, de pijamão. Sentei no confessionário e recebi a notícia de que eu tinha sido desclassificada por agressão. E fui embora aos prantos.

"Bebi um pouco mais da conta, tava na festa superanimada. Fui brincar na cama. Dançando com os braços, eu lembro que minha mão encostou na cama e resvalou assim, deu um esbarro no pé da Davi. Na hora eu percebi que tinha sido inconveniente e pedi desculpas a ele", lembrou ela.

Wanessa vai pedir desculpas a Davi?

Renata perguntou se a cantora pediria desculpas para Davi fora do reality. "Se isso machucou ele, sim. Eu espero que tenha a oportunidade de conversar com ele sobre isso. E eu preciso fazer um... Preciso recalcular minha rota, melhorar a minha fala, tratar isso com mais carinho da próxima vez, na minha vida como um todo", apontou Wanessa.

Ela explicou que, de maneira geral, encara o BBB como uma experiência positiva. "Muitas vezes eu chorei achando que não merecia estar ali dentro. E eu percebi o quanto eu faço isso comigo na minha vida inteira. Me colocando pra baixo. Eu saio do programa com a certeza de que eu sou capaz, que eu tenho força pra enfrentar as coisas."

"Quando eu me coloco aqui fora e me vejo numa situação em que a tristeza queria tomar conta de mim, eu me levantei e falei: 'Não, eu não tenho tempo pra isso, eu não tenho tempo pra cair'. Eu sou mãe de duas crianças, que precisam de mim como mãe acima de tudo, e todo o resto fica muito pequeno. E a primeira coisa que eu ouvi dos meus filhos foi 'Mamãe, você é muito corajosa'", contou a cantora, emocionada.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.