Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DÉBORA RODRIGUES

Ex-sem-terra lembra convite de Silvio para programa: 'Achei que era pegadinha'

Lourival Ribeiro/SBT

Em 2012, Débora Rodrigues reencontrou Silvio Santos no Jogo das 3 Pistas, do SBT - Lourival Ribeiro/SBT

Em 2012, Débora Rodrigues reencontrou Silvio Santos no Jogo das 3 Pistas, do SBT

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 3/12/2017 - 8h00

Musa dos sem-terra na década de 1990, Débora Rodrigues conseguiu transformar a militância em carreira: posou nua em em outubro de 1997 e, dois meses depois, estreou como apresentadora do Fantasia, programa que completou 20 anos na última sexta (1°). Agora empresária e piloto de caminhões, ela lembra que o projeto que mudou sua vida por pouco não aconteceu. "Achei que era uma pegadinha", confessa.

Mesmo tanto tempo depois, Débora não esquece o momento em que o SBT fez o primeiro contato. "Eu estava dirigindo, me ligaram e disseram que o Silvio queria falar comigo. Parei no acostamento e fiquei esperando, mas tinha certeza de que era trote. Imagina, uma simples mortal, o Silvio Santos ia me ligar?", questiona ela.

No telefonema, a então modelo falou apenas com um diretor, que pediu a ela que fosse até a sede do SBT na avenida Ataliba Leonel, na zona norte de São Paulo, onde o dono da emissora ainda gravava seu programa.

"Entrei no camarim dele e tinha aqueles espelhos de parede. Ali eu tive a sensação de que era mesmo uma pegadinha. Imaginava que tinha alguém do outro lado me filmando, sabe?", lembra, aos risos.

O encontro com Silvio Santos aconteceu ali mesmo. "Quando ele entrou, virei uma estátua. Não consegui nem levantar para cumprimentá-lo. Nos primeiros 30 minutos de conversa, acho que não escutei nada do que ele disse (risos). Mas o Silvio sabe o efeito que causa nas pessoas, então foi muito simpático", diz Débora, que ainda acha inacreditável que uma menina de Bela Vista do Paraíso, cidade do interior do Paraná com pouco mais de 15 mil habitantes, fosse parar ao lado do comunicador.

Na primeira conversa, Silvio já fez o convite para que Débora se tornasse apresentadora de um formato italiano que ele adaptaria para o Brasil. "Ele explicou mais ou menos o que tinha em mente e perguntou se eu topava. Eu não tinha nada a perder, cheguei ali sem querer, aceitei na hora", explica.

Débora em 1997, no cenário do Fantasia (Arquivo/SBT)

Até então, a experiência de Débora na TV se resumia às participações que fez em vários programas, todas com boa repercussão na audiência. Silvio confessou que tinha assistido a todas as entrevistas. "Ele me fez um comentário que eu nunca tinha parado para pensar, de que todos os programas que eu participei eram ao vivo. Eu nem sabia a diferença do que era ao vivo e do que era gravado, não conhecia nada sobre televisão."

O empresário mostrou admiração pela postura da ex-sem-terra no vídeo. "Ele disse que quanto mais tentavam me colocar em uma saia justa, quanto mais me apertavam, melhor eu me saía. Falou: 'Acho que você vai se dar bem'", lembra ela.

Com o contrato assinado, Silvio se encarregou pessoalmente de preparar Débora (e as outras três apresentadoras) para a estreia. Ele ia ao estúdio, ensinava como se dirigir às câmeras e até mostrava como cada uma deveria se movimentar.

"Tenho orgulho de dizer que fui treinada por ele. As filhas dele também ficavam ali, observando. Era um projeto de paixão do Silvio", recorda Débora.

divulgação/sbt

Débora (ao centro) com Jackeline Petkovic e Amanda Françozo: amizade continua fora da TV

Hora de voltar
Débora acredita que um programa como o Fantasia faz falta na TV atual. "Acho que o Silvio devia retomar o programa, inclusive com as apresentadoras originais. A TV precisa de um programa de entretenimento para toda a família, hoje só tem fofoca e, no fim de semana, muita apelação para fazer o público chorar. Isso te deixa para baixo, está na hora de ter um programa mais alto-astral", torce.

Reencontrar as antigas colegas não seria problema, já que a piloto da Copa Truck mantém contato com todas. "A Jackeline [Petkovic] eu encontro direto, já que nós duas moramos em Alphaville. As outras meninas estão no grupo do WhatsApp, são mais de cem participantes, é maravilhoso", revela.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.