Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

FELIPE SOLARI

Ex-MTV transforma cientistas em super-heróis em programa: 'Informação divertida'

Divulgação/History

Felipe Solari aponta para uma caixa de vidro com alguns lasers dentro, simulando uma inteligência artificial

Felipe Solari divide a apresentação do M.E.N.T.E.S. com a inteligência artificial Babi

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 7/10/2024 - 18h00

Conhecido do público por sua passagem pela MTV nos anos 2000, Felipe Solari estreia nesta segunda (7) o programa M.E.N.T.E.S., no qual entrevista personalidades brilhantes da ciência e da tecnologia. Com uma pegada jovial, a atração transforma essas pessoas em super-heróis de verdade, com animações que remetem às histórias em quadrinhos.

"O M.E.N.T.E.S. é um projeto de informação, mas com uma pegada divertida, me lembra muito aquela TV infantojuvenil dos anos 1990, que nos ensinou muito, que mostrava como se fabricava uma boneca, um carro...", conta Solari em conversa exclusiva com o Notícias da TV

"A gente sabe que não é fácil falar de ciência, principalmente hoje em dia, que o jovem desliza pro próximo vídeo se achar aquilo um pouquinho chato. Então os recursos audiovisuais vêm muito para agregar. As animações, a edição, o cenário high tech, a minha coapresentadora que é uma inteligência artificial... É tudo muito dinâmico, quando o programa termina você pensa: 'Botei todas as informações no meu hard drive e nem percebi (risos)'", valoriza o artista.

Entre os "super-heróis" da primeira temporada, estão nomes como a bióloga Natalia Pasternak (que ficou conhecida nacionalmente durante a pandemia), a biomédica Jaqueline Goes (que decifrou o código genético do coronavírus) e o bioengenheiro Jorge Reynolds, inventor do primeiro marcapasso. Solari admite que não conhecia todos os homenageados e que enxerga M.E.N.T.E.S. como uma oportunidade de dar mais visibilidade a quem merece.

"Alguns eu conhecia o feito, mas não o feitor, né? E você como as coisas são injustas, porque são pessoas que merecem todo o reconhecimento do mundo, têm que virar nome de rua, de ponte, até de cidade! Elas estão deixando um legado para o mundo. A gente acaba dando visibilidade para quem não merece tanto. Está na hora de reparar isso, usar a força da nossa voz para explicar e mostrar isso para o público. E de um jeito bacana, sem forçar nada."

Solari acredita que sua boa relação com o público jovem pode ajudar o programa a alcançar um público que não se interessaria normalmente pela ciência. "Eu me sinto orgulhoso de estar na televisão há 20 anos, sempre com um conteúdo bem atual, me renovando. Eu acho que consigo me comunicar bem com os jovens, ainda tenho o domínio dessa linguagem, mesmo que o adolescente de hoje nem tenha me visto na MTV", aponta.

"Eu acho que a carreira tem que estar sendo sempre atualizada, sabe? A gente é também uma grande inteligência artificial que precisa de atualizações e de conhecimentos para colocar na cachola e crescer como pessoa", filosofa. "Então, sinto que esse é um projeto que mostra a minha maturidade, junto com o History, que é um canal também mais maduro. Então fico muito feliz assim. Acho que a gente se encaixou, e o History me traduz hoje como apresentador."

M.E.N.T.E.S. estreia nesta segunda (7), às 18h15, no canal History, com um novo episódio toda semana. Para Solari, a proposta da série permite muitas temporadas no futuro. "A gente tem muitas mentes que estão mudando o mundo, então é um projeto que pode ter segunda, terceira, quarta... Alô, History (risos)? Vida longa! Com tanta tecnologia, acho que cada vez mais a gente vai ter pessoas trabalhando para melhorar o mundo", finaliza.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.