Memória da TV

Em 1993, greve tirou Manchete do ar em SP e virou notícia na Globo

Reprodução/TV Globo

Carlos Nascimento informa sobre a greve na TV Manchete no SP Já, telejornal local da Globo, em 1993 - Reprodução/TV Globo

Carlos Nascimento informa sobre a greve na TV Manchete no SP Já, telejornal local da Globo, em 1993

THELL DE CASTRO - Publicado em 25/01/2015, às 07h25

Não foram poucas as crises da TV Manchete durante seus quase 16 anos de existência, de 1983 a 1999. A emissora atravessou diversos momentos difíceis, que culminaram em falência. Algumas crises chamaram a atenção. Em 16 de julho de 1993, um grupo de funcionários e sindicalistas ocupou os transmissores no bairro do Sumaré por falta de pagamento dos salários. Os trabalhadores exigiam do então presidente Itamar Franco uma intervenção federal que afastasse a família Bloch do comando da rede. A Globo, que ignorava a concorrência, noticiou o fato. A Manchete virou manchete.

A Manchete passava por um momento turbulento. Após a venda da emissora para o Grupo IBF, do empresário Hamilton Lucas de Oliveira, o fundador Adolpho Bloch entrou na Justiça e retomou o controle do canal, em abril de 1993, alegando descumprimento de cláusulas contratuais.

Uma greve já havia ocorrido algumas semanas antes, prejudicando o andamento da programação. Desta vez, no entanto, os ativistas foram mais ousados: tiraram a emissora do ar em São Paulo e passaram a exibir vídeos, entrevistas e comunicados por conta própria. O fato foi notícia em todos os telejornais, como o São Paulo Já (Globo), o Jornal da Cultura 60 Minutos (Cultura) e o Informe São Paulo (Record). No SBT, a "greve virou manchete".

Slide exibido pelos funcionários no lugar da programação da Manchete em julho de 1993

“Quem sintonizou a TV Manchete hoje de manhã viu o comunicado dos funcionários, que disseram que estão parados porque não recebem o salário. O clima é pacífico e apenas um carro da polícia acompanha o movimento”, disse Carlos Nascimento na Globo.

“Eles não recebem há dois meses e decidiram fazer o protesto. Às sete horas da manhã o aviso substituiu a programação da TV Manchete. Os 700 trabalhadores da TV Manchete de São Paulo vivem nessa via sacra faz seis meses. Tem meses que eles não recebem os salários, nos outros recebem parte dos salários. Nesses últimos dois meses, a TV Manchete não tem feito nenhum pagamento”, disse o jornalístico da Cultura.

O diretor da Manchete em São Paulo, Oscar Bloch, considerou a invasão “precipitada e intempestiva” e afirmou que o ato foi organizado por pessoas que não eram funcionárias da emissora.

Em entrevista ao telejornal da Record, Marco Ribeiro, então presidente do Sindicato dos Radialistas do Estado de São Paulo, disse o grupo pretendia ficar na emissora até que a situação fosse normalizada. “Queremos discutir com parlamentares, a sociedade civil e os ministérios do Trabalho e da Comunicação uma saída para a TV Manchete, não queremos que a emissora feche. O movimento é totalmente pacífico”, declarou.

A greve foi encerrada na noite do mesmo dia 16 de julho. Os funcionários desocuparam o prédio e a rede voltou a transmitir a programação normal na capital paulista.

No Jornal da Manchete daquele dia, Márcia Peltier leu uma nota da direção da Manchete:

“Na madrugada de hoje, dia 16, os nossos transmissores de São Paulo foram vítimas de uma violência. Uma invasão de um grupo de 25 baderneiros, acompanhados por políticos ligados à CUT, estranhos aos quadros de funcionários da Manchete. O motivo alegado foi o atraso no pagamento dos salários. Ao reassumir a Televisão Manchete por determinação judicial, o Grupo Bloch a encontrou com atraso médio de cinco meses no pagamento dos salários em toda a rede. Com um esforço imenso nesta época de crise, o Grupo Bloch conseguiu reduzir esse atraso para menos de dois meses, com a promessa de saldar o mês de maio até a próxima quinta-feira."

A nota prosseguiu: "Na verdade, a principal razão dessa violência é a decisão da Rede Manchete de concentrar no Rio de Janeiro a sua base de geração, porque nenhuma rede mantém duas fontes de produção. Economicamente, seria um suicídio. Neste exato momento, a Rede Manchete mantém unidas suas 38 emissoras afiliadas, começa a crescer em audiência, reconquistando a credibilidade do público e recebendo apoio das agências de publicidade. Seus 2.500 trabalhadores não podem ser prejudicados por 25 baderneiros. As providências de ordem legal e policial já estão sendo tomadas para regularizar a transmissão de São Paulo”.

Após a morte de Adolpho Bloch em 1995, a situação da Manchete ficou insustentável. A emissora saiu do ar em 10 de maio de 1999, dando lugar à RedeTV!.

Veja o vídeo da notícia na Globo da Manchete fora do ar:


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Como você acha que Rick vai sair de Walking Dead?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook