Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Memória da TV

Em 1976, Silvio Santos deixou Globo e impôs 13 anos de derrotas

Reprodução/Memória Globo

Cid Moreira e Silvio Santos no Programa Silvio Santos da Globo, nos anos 1970 - Reprodução/Memória Globo

Cid Moreira e Silvio Santos no Programa Silvio Santos da Globo, nos anos 1970

THELL DE CASTRO

Publicado em 31/5/2015 - 7h30

Em 1976, após 11 anos de Globo, Silvio Santos não teve seu contrato renovado pela emissora. O último programa foi exibido em 25 de julho daquele ano. O escolhido para ocupar parte do horário foi Moacyr Franco, que já estava no canal desde o início dos anos 1970, apresentando programas como Moacyr Franco Especial e Moacyr Franco Show. Mas a experiência dominical durou pouco menos de um ano. Durante 13 anos, a Globo não suportou concorrer com Silvio Santos e foi derrotada no Ibope.

No Moacyr TV, Franco tinha a companhia de Pepita Rodrigues. A atração estreou no domingo seguinte ao da saída de Silvio Santos (1º de agosto de 1976), ia ao ar entre 17h e 18h e tinha como foco a descoberta de novos talentos para as novelas da emissora.

Basicamente, eram exibidas cenas de novelas de sucesso daquela época, como O Bem-Amado, Selva de Pedra, Pecado Capital e O Espigão, entre outras. Novos atores e atrizes selecionados pela produção reproduziam as cenas no palco, atuando ao lado de astros do elenco global.

A concorrência era grande, havia cerca de 200 inscrições por semana. Os testes preliminares eram realizados em diversas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Os melhores seguiam para o palco da atração _três participavam por programa.

O vencedor de cada etapa ganhava um televisor colorido e disputava o prêmio máximo no final do mês: um carro e um contrato com a Globo. Na atração, foram revelados nomes como Myrian Rios (que não venceu o concurso, mas chamou a atenção e foi contratada), Cristina Mullins e Silvia Salgado, que participou com o nome de Helena Salgado.

Além da exibição das cenas dos testes, um dos momentos mais aguardados da atração era a exibição dos esquetes que parodiavam a novela escolhida e o próprio programa, com a participação do candidato, dos atores convidados e dos apresentadores. Geralmente, Moacyr Franco era o diretor e Pepita Rodrigues bagunçava a cena.

Pepita Rodrigues e Moacyr Franco à frente do Moacyr TV, que substituiu Silvio Santos

O Moacyr TV, que teve direção de Mário Lúcio Vaz e, posteriormente, de Wilton Franco, com direção de shows de Aloysio Legey e direção de teatro de Herval Rossano, também recebia atrações musicais e promovia concursos envolvendo outros programas de televisão da Globo.

Mas concorrer com Silvio Santos, naquela época, era muito difícil. O animador levou seu fiel público para a TV Tupi e para a recém-criada TVS e dificultou a vida da Globo aos domingos a partir de então.

Menos de um ano depois de entrar no ar, a última edição, sem aviso-prévio, foi ao ar em 26 de junho de 1977. Sem maiores explicações, o programa foi tirado do ar e o público não entendeu nada.

No jornal O Globo de 21 de julho de 1977, Hildegard Angel anunciou que o Moacyr TV havia mesmo sido extinto. "Mulher Maravilha e Viagem Fantástica vão substituir o programa Moacyr TV no horário dominical da Globo. Segundo observadores da emissora, Moacyr TV sofreu desgaste muito rápido, dando o que tinha que dar em pouco tempo. É isso aí".

A Globo sofreu até 1989 com a concorrência de Silvio Santos. A situação mudou após a contratação de Fausto Silva, que apresenta o Domingão do Faustão até os dias de hoje.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.