Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

FAIXA DAS 12H

Dona de recorde histórico, Roque Santeiro volta ao ar no Viva após 12 anos

NELSON DI RAGO/TV GLOBO

Regina Duarte, a viúva Porcina, dá as mãos para Lima Duarte, o Sinhozinho Malta; eles sorriem em cena

Regina Duarte como viúva Porcina e Lima Duarte como Sinhozinho Malta em Roque Santeiro (1985)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 2/10/2024 - 11h14

A novela Roque Santeiro (1985), um clássico da teledramaturgia, voltará a ser exibida no Viva doze anos depois da primeira reprise na íntegra. O folhetim entrará no lugar de A Viagem (1994) na faixa das 12h do canal de TV fechada, dedicada a efemérides. A novela foi escolhida para ser exibida em celebração a um dos autores da trama, Dias Gomes (1922-1999), que morreu há 25 anos.

A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva, entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura (que, embora fosse dedicada a filmes e seriados, já reprisou algumas novelas), e em 2000, no Vale a Pena Ver de Novo.

A novela foi um sucesso inconstentável em sua exibição original. A trama foi a novela de maior audiência da história da televisão, com 67 pontos de média, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) divulgados por Aguinaldo Silva em 2009.

Roque Santeiro também bateu um recorde histórico: a trama alcançou 100% de audiência em seu capítulo final. Ou seja, quem estava com a televisão ligada naquele dia e naquele horário, estava na Globo.

Roque Santeiro foi assinada por Dias Gomes e Aguinaldo Silva. De acordo com o Memória Globo, Dias Gomes escreveu 99 dos 209 capítulos da novela, sendo os 51 primeiros e os 48 últimos. Aguinaldo refez os 51 primeiros capítulos e escreveu os 110 capítulos do meio.

A trama acompanha a história de Roque Santeiro (José Wilker), artesão de santos de barro, que desaparece após a invasão de Navalhada (Oswaldo Loureiro) e seus capangas à fictícia cidade de Asa Branca. Depois do sumiço, ele vira uma espécie de lenda. Curas e milagres são atribuídos ao homem, e romeiros passam a frequentar a cidade para conhecê-lo melhor.

Os poderosos da região passam a lucrar com o turismo repentino, à exemplo de Sinhozinho Malta (Lima Duarte). O homem chega a induzir a amante, Porcina (Regina Duarte), a fingir que teve um relacionamento com Roque, mesmo sem nunca ter conhecido o homem. Ela passa a ser conhecida como "viúva" do desaparecido.

O problema é que, 17 anos depois, Roque decide voltar a Asa Branca, colocando toda a nova estrutura da cidade em risco. As histórias sobrenaturais contadas por ele entram em xeque, assim como todas as movimentações em torno disso. Para piorar, ele atrai a paixão de Porcina, enfurecendo Sinhozinho Malta.

Além da exibição na faixa das 12h, a trama terá uma reprise diária às 2h da manhã. A novela também já está disponível no Globoplay.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.