MERECIA PRATA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Diego Hypolito na transmissão da Globo da trave de equilíbrio; ele opinou sobre nota de ginasta
Assim como os demais brasileiros, o comentarista da Globo Diego Hypolito discordou da nota dada pelos árbitros à performance de Rebeca Andrade na final da trave de equilíbrio. O atleta acredita que, apesar de a ginasta não ter feito uma sequência com todas as bonificações possíveis, ela merecia uma avaliação melhor na modalidade dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Afinal, comparado às outras competidoras, a paulista não cometeu grandes erros e tem uma credibilidade dentro da modalidade.
Questionado por Felipe Andreoli, Hypolito admitiu que não conseguiria ser imparcial diante do tema. "Vou até falar muito o que eu penso. Porque, assim, a série da Rebeca... Ela teve uma... Foi a oitava a competir. A série dela era a última, que favorece demais. Ela tinha demais um pódio ali... Que ela tinha possibilidades. Ela fez uma série ali que faltaram algumas ligações. A gente vê um momento que ela fez duas ligações", começou ele.
"Só que a nota óbvio que foi baixa. Ela não teve um grande desequilíbrio, ao meu ver foi uma série que deveria merecer a prata. A gente sabe que é um esporte subjetivo, também decidido por pessoas subjetivas", continuou.
É visível que a série foi uma série firme. Uma final olímpica, última competidora, não tem grandes falhas, entrou bem, já entrou com uma nota de classificação de 14.500, 13.933 foi totalmente injusto.
Daiane dos Santos, por sua vez, ressaltou o fato de Rebeca não ter tido quedas --diferentemente da maioria das competidores, inclusive Simone Biles, o principal nome da ginástica artística. Ela reiterou que a falta de bonificações complicou a vida da atleta.
"Na classificatória, a nota de partida saiu ali de 6.1, hoje a nota de partida foi 5.7. Então, faltou isso. Mas, mesmo ela não tendo as bonificações, para mim, ela, no mínimo, [deveria estar] em terceiro, na frente da [Manila] Esposito. Mas é complicado, né? A gente tá do lado de cá. Os árbitros... Não adianta a gente dar nota aqui, se o que vale é o lado de lá."
Os comentaristas afirmaram que Rebeca fez uma "série cautelosa" nessa final do Jogos Olímpicos de Paris-2024 --embora Alice D'Amato, a italiana campeã, tenha feito o mesmo. "A pior nota das atletas que não caíram foi a da Rebeca", reclamou Andreoli.
O apresentador do Volta Olímpica questionou os comentaristas se a equipe brasileira poderia questionar o comitê olímpico quanto à nota de Rebeca. Mas já é tarde. O pedido de revisão só pode ser feito antes da cerimônia de entrega das medalhas --e apenas com relação à nota de dificuldade, e não de execução.
Daiane dos Santos e Diego Hypolito, contudo, discordaram de um fato: qual posição Rebeca deveria ocupar no pódio. "Eu imagino ali... Terceiro, tá? Não sei se ela ganharia da Zhou [Yaqin]. Ela teve um série muito difícil, a chinesa. Ela teve uma queda em cima do aparelho hoje, numa bonificação que é muito difícil, na lateral da trave. Isso já vale mais na série. Para mim, ela [Rebeca] seria bronze. Mas o ruim é que a gente não é o árbitro que está ali", ressaltou.
Mas o irmão de Daniele Hypolito aumentou a discussão. "Eu acho que é prata por uma questão muito básica. Porque, se você for olhar a série da chinesa, por mais que seja uma chinesa muito boa, a principal nem estava na final. Não se classificou porque caiu. A chinesa competiu, fez uma série ali... Na hora que ela faz os exercícios dela, que ela está na parte lateral da trave, ela tem uma queda sobre o aparelho, ela encosta na trave", disse
Ainda sobre a ginasta chinesa, Hypolito apontou que um dos exercícios ginásticos de Zhou não foi validado, e ela também teve desequilíbrios.
É óbvio que eu vou torcer sempre a favor mais dos brasileiros. Mas é uma questão também de ter bom senso, de ter visto que foi a série [da Rebeca] que não teve grandes falhas, não teve grandes erros, é uma final olímpica, é uma medalhista mundial do aparelho, ela já tem uma credibilidade, nome, você chega com um know-how [habilidade oriunda da experiência]... É triste a gente ver.
"Na minha percepção de ginasta... A gente é bem crítico, clínico... Olha, vê, muitas vezes [têm] um olhar que não conseguirmos mostrar no olho nu, passar totalmente para as pessoas... Faltou uma notinha ali a mais. Eu continuo achando, assim, na minha cabeça, que merecia pódio, que merecia mais uma prata ali para a Rebeca", cravou.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.