Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

O MUNDO DE BEAKMAN

De bonequeiro gay a dubladora de Gisele: Por onde anda elenco de Beakman?

Fotos de Divulgação

O ator Paul Zaloom incorpora o cientista Beakman durante evento de cultura geek em 2014 - Fotos de Divulgação

O ator Paul Zaloom incorpora o cientista Beakman durante evento de cultura geek em 2014

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 16/9/2017 - 6h42

Um dos primeiros programas a ensinar ciência de forma divertida, O Mundo de Beakman estreava na TV norte-americana há exatos 25 anos, em 16 de setembro de 1992. No ar durante quatro temporadas, a série tinha em seu elenco nomes que seguem na ativa, mas sem muito destaque, até hoje.

Enquanto o protagonista se assumiu gay e focou em seu trabalho com fantoches, uma de suas assistentes na atração virou dubladora e emprestou sua voz até para a modelo brasileira Gisele Bündchen.

Exibida com sucesso no Brasil pela Cultura, O Mundo de Beakman ganhou adaptações inusitadas ao chegar à TV brasileira.

Nos EUA, os telespectadores podiam mandar cartas com dúvidas para a equipe. Como no Brasil isso era impossível, a equipe de dublagem dava nomes divertidos para os questionadores. A autora de uma dúvida sobre clima, por exemplo, por aqui se chamava Vera Ventania, da cidade de Tempestade Chuvosa.

Com bom humor, Beakman (Paul Zaloom), o rato Lester (Mark Ritts) e suas jovens assistentes ensinavam desde as cores do arco-íris até os motivos que permitem que um avião voe, explicando conceitos como densidade, empuxo e eletricidade. Também havia perguntas sobre flatulência, ranho e outras coisas nojentas.

Ao longo de sua trajetória, a série foi indicada a 28 prêmios Emmy e ganhou três deles. Com boa repercussão, é reprisada até hoje na TV americana, e o personagem faz aparições tanto em eventos científicos quanto em festivais de cultura nerd.

Confira por onde andam os cinco atores de O Mundo de Beakman:

Paul Zaloom como o cientista Beakman em 1992 e em entrevista ao The Noite, em 2014

Paul Zaloom
Intérprete do cientista Beakman, Paul Zaloom não atua no cinema ou na TV desde 2007, quando dublou, escreveu e produziu o filme de animação Dante's Inferno. Ex-integrante de uma trupe de bonequeiros, o veterano de 65 anos mantém seu trabalho com fantoches até hoje e já fez mais de uma dezena de espetáculos solo, no qual interage com bonecos, jogos de sombras e projeções na parede.

Homossexual assumido, Zaloom detém os direitos de imagem do personagem Beakman e participa de eventos por todo o mundo na pele do cientista. No Brasil, ele já fez palestra na Unicamp em 2012, esteve na Brasil Comic Con em 2014 e na Campus Party em 2015.

Mark Ritts na pele de Lester e no falso documentário In Smog and Thunder, lançado em 2003

Mark Ritts
Formado na conceituada universidade de Harvard, com um diploma em literatura inglesa, Mark Ritts era considerado o ator mais inteligente de todo o elenco. Ironicamente, interpretava o personagem mais burro, o rato Lester _que com frequência se apresentava ao público como apenas um ator vestido de rato.

Depois de quatro temporadas em O Mundo de Beakman, Ritts participou de dois episódios da série de basquete adolescente Hang Time (1995-2000), do falso documentário In Smog and Thunder (2003) e dublou um personagem em Dante's Inferno, atendendo a um convite de Zaloom.

Além de atuar, ele também escreveu um livro com dicas para pais sobre a criação de filhos, chamado Mom, I Hate You (Mãe, Eu te Odeio, em tradução livre). Ritts morreu de câncer no fígado, aos 63 anos, em 2009.

Intérprete de Josie, Alanna Ubach atualmente está no elenco de Girlfriends' Guide to Divorce

Alanna Ubach
Intérprete da primeira assistente de Beakman, a animada Josie, Alanna Ubach participou dos 26 episódios da primeira temporada. Com o sucesso da atração, pediu um aumento de salário e foi dispensada. Mas não desistiu de atuar: participou de filmes como Legalmente Loira (2001) e Entrando Numa Fria Maior Ainda (2004).

Na televisão, participou de séries como House (2004-2012) e Hung (2009-2011). Atualmente, está no elenco de Girlfriends' Guide to Divorce, como Jo Hernandez-Frumpkis, melhor amiga da protagonista Abby (Lisa Edelstein). A série do canal Bravo está em sua quarta temporada e já foi renovada para um quinto ano.

A atriz Eliza Schneider como Liza e em foto promocional de seu projeto musical, a Blue Girl

Eliza Schneider
Com a saída de Alanna, Eliza Schneider entrou na série como Liza, a nova assistente de Beakman, durante a segunda e a terceira temporadas. Na época, a atriz tinha apenas 16 anos e deixou a produção para poder cursar a faculdade.

Para seu projeto de conclusão de curso, ela viajou por todos os países que têm o inglês como língua principal e entrevistou mais de 7 mil pessoas, com o intuito de estudar dialetos. Daí, descobriu uma paixão por vozes e se tornou dubladora.

Eliza trabalhou no desenho South Park entre 1999 e 2003 e na animação Popzilla em 2009. Na série da MTV, que fazia sátiras da cultura pop, dublou nomes como Britney Spears, Michelle Obama, Beyoncé e a top model brasileira Gisele Bündchen. Ela também tem uma carreira musical, na qual utiliza o pseudônimo Blue Girl.

Conhecida como a assistente Phoebe, Senta Moses interpretou diretora do colégio de Faking It

Senta Moses
Terceira e última das assistentes de Beakman, Senta Moses interpretou Phoebe na quarta temporada da série. Ela já tinha uma carreira anterior, participando de filmes como Esqueceram de Mim (1990) e da série My So-Called Life (1994-1995).

Mesmo após o fim de Beakman, Senta seguiu atuando na TV, com participações em séries como Ghost Whisperer (2005-2010), Bones (2005-2017) e Castle (2009-2016). Em projetos para o público teen, interpretou diretoras de colégio em Faking It (2014-2016), da MTV, e Bella e os Bulldogs (2015-2016), da Nickelodeon.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.