MARCO FREITAS
REPRODUÇÃO/SPORTV
Marco Freitas, comentarista do SporTV: fala de funcionário em partida de vôlei gera críticas
Marco Freitas, comentarista do SporTV, foi criticado nas redes sociais após fazer um comentário sobre a aposentadoria da atleta japonesa Sarina Koga, que anunciou sua saída do esporte após a Olimpíada de Paris-2024. Durante a narração de uma partida, o comentarista afirmou que "o marido dela ficaria feliz" e que agora ela "poderia cuidar da família" --o que foi apontado como machismo.
A influenciadora Carla Lemos criticou as palavras usadas por Freitas durante a partida entre Brasil e Quênia, transmitida no SporTV e nos canais Globo na segunda (29). O narrador Luiz Carlos Junior comentou brevemente sobre a aposentadoria da esportista, e Freitas deu um pitaco sobre a situação.
"Aliás, falando em Japão, Sarina Koga anunciou a aposentadoria pós-Jogos", disse Luiz Carlos. "É ruim para a seleção japonesa, ruim pro mundo do voleibol, mas bom para o marido dela, né? Vai ter ela em casa, mais tranquila, cuidando da família", riu Marcos Freitas.
O comentário do funcionário do SporTV foi alvo de questionamentos e análises. A influenciadora que fez a acusação de machismo pediu que o canal da TV paga tomasse alguma providência e colocasse narradoras para a partida feminina de vôlei. Além de Luiz Carlos e Freitas, a ex-jogadora de vôlei Paula Pequeno também participou da transmissão de segunda.
"O quê? O que você está falando? Essa fala é tão ruim que eu não acredito que ela foi para o ar em pleno 2024 e não em 1994", disparou Carla Lemos no Instagram, nesta quarta (31). "Essa frase é tão 'bela, recatada e do lar', reforça tantos estereótipos, inclusive no esporte", reclamou ela.
"E me choca o SporTV colocar no ar, para comentar um esporte feminino, um cara que, para fazer um comentário desse de forma tão natural, claramente ainda tem entranhado no imaginário dele que lugar de mulher é em casa cuidando da família", disparou a influenciadora.
Veja abaixo o trecho da fala de Marco Freitas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.