Roberto Gómez Bolaños

Chaves, que faria 86 anos, já foi cobiçado por Pelé e Xuxa Meneghel

Montagem Reprodução/Divulgação

O ex-jogador Pelé, o comediante Roberto Gómez Bolaños e a apresentadora Xuxa Meneghel - Montagem Reprodução/Divulgação

O ex-jogador Pelé, o comediante Roberto Gómez Bolaños e a apresentadora Xuxa Meneghel

PAULO PACHECO - Publicado em 19/02/2015, às 16h50

Criador de Chaves e Chapolin, o comediante Roberto Gómez Bolaños, que completaria 86 anos amanhã (21), já foi cobiçado por duas estrelas brasileiras: o ex-jogador Pelé e a apresentadora Xuxa Meneghel. O "rei do futebol" quis contracenar com Chaves em um filme. Já a "rainha dos baixinhos" procurou o mexicano, morto em novembro de 2014, para escrever os programas dela na Globo.

Ídolo de Bolaños, Pelé telefonou para o comediante em 1989 e propôs que os dois estrelassem um filme. O comediante ficou emocionado com a ligação, mas recusou a proposta do craque. "Só não deu certo porque eu não queria interpretar Chaves no cinema", disse Bolaños ao jornal O Estado de S. Paulo, em 1997.

O sucesso de Chaves no Brasil também atraiu Xuxa Meneghel. Na mesma entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Bolaños revelou que havia recebido uma proposta da equipe da apresentadora para escrever cenas dos programas dela. Sem citar valores, o comediante disse que a oferta era boa financeiramente, mas a recusou. "Iam me pagar bem, não aceitei por falta de tempo", contou.

A disputa entre Xuxa e Pelé por Bolaños é uma das histórias da relação entre Chaves e o Brasil, que já teve falsa tragédia de avião, show cancelado e até um fã eletrocutado após tentar imitar uma cena da série. Veja outras três curiosidades:

Morte e boicote

Um episódio em que os personagens de Chaves tomam choques (veja acima) levou uma criança à morte no Ceará. Em 1994, um garoto de sete anos morreu eletrocutado ao enfiar um fio em uma tomada de energia elétrica na cidade de Canindé. A culpa, segundo os pais, foi de Chaves e do SBT, pois o filho tinha se inspirado no capítulo dos choques. A mãe chegou a enviar uma carta a Silvio Santos, e a diretora da escola onde o menino estudava liderou um boicote à emissora, que disse ser "um absurdo" ser responsável pela morte do fã de Chaves.

Falsa tragédia de avião

O elenco de Chaves era quase desconhecido pelos brasileiros no início dos anos 1990, embora estivesse no ar havia quase dez anos no SBT. A falta de informação alimentou boatos no país. Em um deles, todos os atores tinham morrido em um acidente de avião, e até jornais e revistas caíram na farsa. No livro Chaves: Foi Sem Querer Querendo? (2005), Edgar Vivar, o Sr. Barriga, conta que o avião que caiu tinha imitadores dos personagens da série.

Show cancelado no Brasil

O Brasil nunca teve a oportunidade de receber um show de Chaves. Nas décadas de 1970 e 1980, os atores se apresentaram em praticamente todos os países da América. No Chile, lotou duas vezes o Estádio Nacional de Santiago, com capacidade para 80 mil pessoas (veja acima). Na Argentina, fez sete apresentações no auditório Luna Park para 25 mil pessoas. Nos Estados Unidos, lotou o Madison Square Garden em 1983.

O elenco completo quase se apresentou no Brasil nos anos 1990, inclusive com bordões em português, porém as mortes de Ramón Valdés (Seu Madruga), Angelines Fernández (Bruxa do 71) e Jaiminho, o Carteiro (Raúl Padilla) cancelaram o plano, para tristeza dos fãs.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Que destino Fabiana deve ter em A Dona do Pedaço?
Morrer, essa aí é tão mau-caráter que não tem salvação
15.22%
Ir para a cadeia e pagar por todas as maldades que cometeu
42.85%
Virar boazinha e ajudar Maria da Paz a derrotar Josiane
13.41%
Voltar para o convento de onde nunca deveria ter saído
28.52%

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook