Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Chacrinha volta à TV na Band: Antonio Zimmerle tem carta branca da direção

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

A ator Stepan Nercessian está caracterizado como o Chacrinha em especial feito pela Globo para o centenário do artista

Stepan Nercessian está caracterizado como Chacrinha em especial do centenário do Velho Guerreiro

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 27/11/2023 - 10h00

Em entrevista exclusiva, o executivo Antonio Zimmerle, 62 anos, revela que está à frente da negociação que colocará um novo programa do Chacrinha no ar na TV aberta. Está tudo encaminhado para a estreia acontecer na Band. Ele conta que tem carta branca para tocar o projeto do qual adquiriu os direitos e no qual trabalha com o filho do criador do Velho Guerreiro, Leleco Barbosa, responsável pela direção da atração.

Stepan Nercessian, que deu vida a Abelardo Barbosa no teatro, em série especial na TV e também no cinema, é o terceiro integrante do time. Ele voltará a interpretar o Chacrinha na versão repaginada para 2024. O trio tem feito reuniões e acertado os últimos detalhes para a produção sair do papel e virar realidade. 

Antonio Zimmerle trabalhou durante mais de 40 anos na Globo, depois passou quatro anos como diretor de programação nacional na Band e teve uma passagem meteórica neste ano pela TV Cultura. Ficou somente cinco meses no cargo de diretor de programação. Ao Notícias da TV, ele diz que "não fazia sentido ficar onde as visões de estratégia de programação e televisão não se alinham".

O executivo não ficou parado. De julho para cá, ele se debruçou nos estudos de novos projetos em seu escritório em São Paulo e começou o "namoro" para voltar à Band com um programa de auditório que vai reviver o Chacrinha. Confira a entrevista: 

Notícias da TV - De 1978 a 2019, você trabalhou na Globo. Como foi sair da líder na TV aberta e sentir o mercado nesses últimos anos?
Antonio Zimmerle - Comecei na TV Globo com 17 anos de idade, foi a minha maior faculdade. Percorri o Brasil em defesa das afiliadas, até que meu mestre maior, Boni [José Bonifácio de Oliveira Sobrinho], e sua equipe me chamaram para assumir a direção de programação da TV Globo em São Paulo. O maior mercado da televisão brasileira.

Minha passagem pelas emissoras, me deu a certeza de que a regionalização era o caminho para o futuro da TV aberta. Apesar de o mercado estar cheio de novidades e plataformas de mídia, os conceitos não mudam: entretenimento bom e saudável, notícias com responsabilidade e esportes, tudo com qualidade e emoção. A TV aberta continua relevante em audiência e mercado.

arquivo pessoal

Stepan Nercessian, Leleco Barbosa e Zimmerle

Notícias da TV - Você passou quatro anos na Band, cuidando de todo o território nacional. Qual foi o maior desafio nessa etapa de sua carreira?
Antonio Zimmerle - Foi um desafio gigante lidar com uma pandemia e adequar toda a TV atual a um novo momento. Com o apoio do Jhonny [Saad, presidente do Grupo Bandeirantes], quando começamos a respirar, buscamos talentos no mercado, trazendo Mariana Godoy, Glenda Kozlowski, Reginaldo Leme, o gigante Fausto Silva, Zeca Camargo, Cris Dias, entre outros. Afinal, a Band tem em seu DNA entretenimento, esporte e jornalismo.

Notícias da TV - Como foi sa aída? Qual foi a sua mola propulsora para deixar a Band?
Antonio Zimmerle - Sou movido a desafios. Sentimento de missão cumprida com o grupo, até então.

Notícias da TV - Quando saiu da Band, veio a TV Cultura e por um curto período de tempo. Muitas pessoas podem imaginar que não deu certo. Como foi essa passagem pela emissora?
Antonio Zimmerle -
Curta demais, mas coerente. Não faz sentido ficar onde as visões de estratégia de programação e televisão não se alinham.

Notícias da TV - De repente, pipocam notícias de que você abriu sua produtora. Virou empreendedor, o que mais te atraiu, te moveu para mergulhar em mais esse desafio?
Antonio Zimmerle - Não se trata de uma produtora. Tenho um escritório na Avenida Paulista em sociedade com minha esposa, Jucilene Maia, que cuida da Casa Taba Construtora e a Az Planning, que cuida de novos negócios ligados à comunicação.

Notícias da TV - Está rolando um novo namoro com a Band? É verdade que você está negociando a volta do Chacrinha, projeto que adquiriu os direitos e tem desenvolvido com o Leleco Barbosa, filho do Chacrinha, e o ator Stepan Nercessian?
Antonio Zimmerle - "Eu não vim pra explicar, eu vim pra confundir", risos ... O namoro sempre existiu, meu respeito pelo Johnny e família Saad é gigante. Carta branca.

Notícias da TV - Como vai ser esse novo Chacrinha? Tem a ver com a peça, o filme ou o programa da comemoração dos cem anos?
Antonio Zimmerle -
Tem peça e filme, mas o sucesso foi na TV aberta, sem tirar o mérito das redes sociais e plataformas digitais, se não estiver na TV aberta não atinge a grande audiência brasileira.

Notícias da TV - Chacrinha é um apresentador que atravessa gerações, um estilo único. Como é recriá-lo em 2023?
Antonio Zimmerle -
É um personagem que o país ama.

Notícias da TV - Com o projeto encaminhado, quais são seus próximos passos? Você continua no desenvolvimento ou parte para outros projetos? Quais?
Antonio Zimmerle - Ando devagar porque já tive pressa. Tenho outros desafios, sim, na TV aberta, e o céu é o limite.

Notícias da TV - Como é gerir um novo empreendimento em tempos que o audiovisual cresce com o streaming, mas ainda tem muito o que ser organizado no setor?
Antonio Zimmerle -
Meios de distribuição são impactados pela tecnologia , mas os conceitos que atraem audiência e tornam um conteúdo grandioso continuam sendo promovidos por sentimentos humanos. E a grande busca das marcas e empresas de mídia é "tocar" as pessoas.

Claro que streaming e novas ferramentas, como algoritmos e IA [Inteligência Artificial] estão cada vez mais presentes, mas observe que a audiência (vide Kantar) da TV aberta está se mantendo. Em todo o mundo, iniciam-se sistemas de transmissão e distribuição híbridos (pela antena e pela web) apontando para uma tendência clara de convivência e complementaridade.

Assim a AZ Planning gere as suas iniciativas, aproveitando da relevância da TV aberta, e também das oportunidades de personalização e distribuição dos meios digitais, especialmente em dispositivos como celulares e TVs conectadas, que atualmente estão no hábito das pessoas .

Notícias da TV - E você está indo toda semana a Brasília? O que está acontecendo, pode esclarecer o que faz nessas viagens?
Antonio Zimmerle - Tenho ido, sim. Tenho amigos e projetos, e como já mencionei: o céu é o limite.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.