Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JORNAL HOJE

Carla Vilhena critica cobertura da Globo da morte de Jorge Fernando

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Carla Vilhena no estúdio do Jornal Nacional no Rio de Janeiro

Carla Vilhena no Jornal Nacional em 2017; jornalista criticou a cobertura da Globo sobre a morte de Jorge Fernando

REDAÇÃO

Publicado em 28/10/2019 - 16h25

Carla Vilhena reclamou da abordagem do Jornal Hoje sobre a morte do diretor Jorge Fernando. A ex-apresentadora da Globo usou o Twitter para criticar a cobertura da emissora na tarde desta segunda-feira (28). A jornalista disse que Maria Júlia Coutinho e a repórter Raquel Honorato foram excessivas ao dar a notícia. "Questão de respeito", escreveu Carla.

"Por mais que ele tenha sido divertido em vida, está morto. Repórter, não precisa berrar tanto. Apresentadora, vamos evitar rir depois das cenas de arquivo, enquanto lê a frase 'o corpo do diretor'", publicou Carla Vilhena pouco após a exibição do obituário do diretor no JH.

A ex-apresentadora, que comandou o Jornal Hoje entre 2001 e 2003, evitou citar nomes em suas publicações na rede social. Porém, ela foi questionada por um internauta identificado como Juliano Rodrigo, que respondeu um de seus tweets citando o perfil da atual âncora do noticiário. Após a marcação, ela deu a entender que Maju é inexperiente.

"Acredito que minhas dicas não sirvam para ela, mas talvez para estudantes de Jornalismo que queiram aprender com minha experiência", respondeu a Carla. "Ninguém é tão bom que nunca possa aprender nada", retrucou o usuário.

"Maju é ótima. Não estou em posição de criticá-la. É uma dica simples de algo que se aprende com a experiência. Questão de respeito. Eu não gostaria que gargalhassem dando notícia da morte de alguém próximo a mim", rebateu a jornalista. "Muita água tem que rolar para alguém ficar seguro na apresentação de um jornal ao vivo", escreveu a ex-Globo.

Em resposta a outro internauta, que utiliza o nome Fábio Adriant no Twitter, a jornalista disse que "optaria por uma reação mais discreta". "É isso que ensino para os meus alunos. Menos é mais", concluiu Carla, que dá palestras sobre a profissão em faculdades de Jornalismo.

Internautas e telespectadores não concordaram com a opinião da ex-Globo sobre a cobertura da emissora. O usuário Juscelino Souza afirmou que Jorge Fernando "transmitia alegria e talvez a apresentadora não conseguiu segurar o riso após uma cena engraçada dele". O internauta disse ainda que o telejornalismo estava perdendo proximidade com o público pela "artificialidade dos padrões".

"O que você chama de manter padrões, eu chamo de respeito à família e aos admiradores do falecido. Um sorriso compungido é uma coisa, esquecer a postura e dar risada é outra. Mas tudo isso, respeito, empatia e postura, está ficando pra trás", opinou Carla Vilhena.

Veja abaixo os tweets da jornalista sobre a cobertura da Globo:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.