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NOVA GRADE

Band transforma Datena em Silvio Santos para atrair famílias e mulheres

Divulgação/Band

José Luiz Datena no comando do Quem Fica em Pé?, de 2012: ele voltará à faceta divertida - Divulgação/Band

José Luiz Datena no comando do Quem Fica em Pé?, de 2012: ele voltará à faceta divertida

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 6/2/2018 - 6h05

Em seu novo programa aos domingos, José Luiz Datena trocará o jornalista sisudo do Brasil Urgente por uma faceta mais leve, de comunicador divertido. O apresentador será uma espécie de Silvio Santos da Band, uma das principais armas da emissora em sua grade para 2018. Em crise, o canal planeja renovar boa parte de sua programação com atrações de baixo custo visando atrair toda a família e, em especial, as mulheres, renegadas nos últimos anos.

Responsável pelas maiores audiências da Band durante a semana, Datena não deixará o Brasil Urgente para comandar a atração provisoriamente chamada de Agora É com Datena. Assim, desenvolverá uma dupla identidade: de segunda a sexta, seguirá à frente do programa policial; aos domingos, sorrirá e brincará na TV.

A nova atração será um programa de variedades, com direito a auditório, convidados e games. Deve, inclusive, contar com uma adaptação do formato israelense Raid the Cage, um jogo de perguntas e respostas misturado com uma corrida contra o tempo. A atração, que pertence à Sony, tem feito sucesso mundialmente.

Os rumores de que o dominical poderia ter cinco horas de duração são minimizados por Guillermo Pendino, diretor de conteúdo da Band. "Assim como no futebol todo mundo é técnico, na TV todo mundo quer fazer a programação. Ainda não sabemos quanto tempo o programa vai durar, é algo que estamos definindo", diz.

O executivo confirma que o jornalista vai conciliar o novo programa com o Brasil Urgente. "Mas é evidente que se [a atração dominical] tiver umas 16 horas, vamos repensar a estratégia", exagera. A estreia está prevista para 1º de abril.

A reinvenção de Datena faz parte da estratégia da Band para 2018: oferecer conteúdos variados, sem muito custo, para atrair um público que, até o momento, não era prestigiado. "Nós estamos buscando uma grade que atinja todos os integrantes da família. É um novo conceito de programação para este ano", justifica.

O público feminino, por exemplo, que atualmente é contemplado apenas com os matinais Dia Dia e Sempre Bem, ganhará uma nova opção com o Melhor da Tarde com Cátia Fonseca. O formato deve seguir o feito por Cátia nos 15 anos que passou à frente do Mulheres, da Gazeta: fofocas, receitas e dicas de saúde.

Porém, Pendino nega que a Band vá virar um canal feminino. "Vamos oferecer uma diversidade de conteúdo. Não podemos abandonar nunca o DNA da emissora, que é esporte e jornalismo. Os programas esportivos [Jogo Aberto, Os Donos da Bola e Terceiro Tempo] vão continuar na grade", explica ele, que não confirma (ainda) a exibição da Copa do Mundo da Rússia: "É algo que estamos negociando".

A emissora também tem planos de explorar a versatilidade de outro jornalista da casa, Milton Neves: "Não batemos o martelo ainda, mas é um forte desejo nosso. Não para abandonar o DNA de esportes do Milton, mas aproveitar o potencial de comunicador que ele tem", conta o diretor de conteúdo.

Questionado sobre o momento difícil atravessado pela Band, que abriu mão do Pânico e demitiu vários profissionais, o argentino confirma que o período não foi fácil. "A Band teve um ano difícil, por isso a mudança estratégica. Para fazermos TV, precisamos de dois ingredientes básicos: Ibope e receita", resume.

Para garantir a receita, o horário vendido para o pastor R. R. Soares em pleno horário nobre é imexível. Mas Cátia Fonseca, conhecida como rainha do merchandising em sua passagem pela Gazeta, também deve ajudar no caixa da empresa.

"Eu não falaria que ela é nossa esperança, porque seria muita pressão. Não é uma pessoa sozinha que vai fazer a diferença, é o trabalho de uma equipe toda", desconversa ele.

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