Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Adeus, Abu

Ator e apresentador Antônio Abujamra morre dormindo aos 82 anos

Divulgação/TV Cultura

O ator, diretor e apresentador Antônio Abujamra, que apresentava programa na TV Cultura  - Divulgação/TV Cultura

O ator, diretor e apresentador Antônio Abujamra, que apresentava programa na TV Cultura

REDAÇÃO

Publicado em 28/4/2015 - 11h18

O ator, diretor e apresentador Antônio Abujamra morreu nesta terça (28), aos 82 anos, de infarto do miocárdio. Ele foi encontrado por uma cuidadora em sua casa, em São Paulo. Abu, como era conhecido, morreu dormindo. Ironicamente, ele perguntava aos entrevistados do programa Provocações, que comandava na TV Cultura desde 2000, como gostariam de morrer. Quando respondiam "dormindo", Abujamra retrucava dizendo que ficariam entubados em um hospital.

Abujamra deixa dois filhos e dois netos. Formado em jornalismo e filosofia, começou a trabalhar como crítico de teatro, mas foi nos palcos que passou grande parte de sua vida. Tinha 49 anos de carreira na televisão. Um dos marcos de sua trajetória foi a interpretação do personagem Ravengar na novela Que Rei Sou Eu?, exibida pela Globo em 1989.

Na noite desta terça, às 23h30, a Cultura exibe uma edição inédita do Provocações, gravada em 13 de dezembro do ano passado. Ele recebe na atração os jovens André Soler e Vinícius Lima, criadores da página SP Invisível, no Facebook. A emissora tem outras edições inéditas da atração para colocar no ar. À meia-noite, serão exibidos dois programas dirigidos por Abujamra: Maysa Estudios e Yerma, produzidos nos anos 1970.

A última participação de Abujamra em um folhetim foi em uma trama do SBT, em 2011. Ele deu vida ao escritor Dante Vasconcelos em Corações Feridos, de autoria de Íris Abravanel. Ele nasceu em Ourinhos, no interior do Estado de São Paulo, em 1932, e completaria 83 anos em setembro. Sua estreia nos palcos aconteceu em 1961. Era reconhecido como um artista de muitas facetas por atuar em diferentes vertentes. Foi pioneiro por introduzir no Brasil os métodos teatrais de mestres como Bertolt Brecht e Roger Planchon. 

A morte foi confirmada pela TV Cutura e pelo sobrinho Samir Abujamra, que publicou uma mensagem no Facebook dando seu adeus ao tio. "Morreu meu ídolo, meu segundo pai, o homem que me fez ser artista. Tio Tó, Antônio Abujamra", escreveu o cineasta.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.