Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BRIGA POLICIAL

Após fala homofóbica na Record, Edir Macedo é denunciado por grupo LGBTQIA+

REPRODUÇÃO/RECORD

Edir Macedo na Record

Edir Macedo na Record: bispo da Igreja Universal do Reino de Deus comparou gays com bandidos

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 26/12/2022 - 17h28

A Aliança Nacional LGBTI+ protocolou nesta segunda-feira (26) uma queixa-crime contra o bispo Edir Macedo por uma fala homofóbica em rede nacional na véspera de Natal. No último sábado (24), em um programa especial, o dono da Record comparou gays com bandidos ao dizer que "nenhuma pessoa nasce ruim". O grupo deseja uma investigação e punição para Macedo.

A queixa foi realizada por Toni Reis, presidente da organização, que já é conhecida por lutar publicamente contra falas discriminatórias. Foram eles que fizeram a atriz Cassia Kis se tornar réu na Justiça por preconceito após dizer para a jornalista Leda Nagle que canais do mesmo sexo não podem formar família.

No caso de Edir Macedo, a notícia-crime foi feita ao MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro), que pode aceitar ou não apresentar denúncia oficialmente para que a Justiça faça Macedo virar réu oficialmente. Tudo vai depender da robustez das provas e da gravidade do assunto. Não existe um tempo limite para apreciação.

A queixa-crime é apenas contra Edir Macedo. A Record, que exibiu o programa, não foi responsabilizada. "Comparar homossexualidade a ser bandido é um discurso de ódio e não podemos mais tolerar isso. Que Edir Macedo responda na forma da lei", afirmou Reis para o Notícias da TV.

Em comunicado, a coordenadora da área jurídica da Aliança Nacional LGBTI+, Amanda Souto, disse que a situação foi inaceitável. "É especialmente perverso usar um dos maiores canais de TV do país, em horário nobre, durante uma das principais datas comemorativas do país, para propagar o ódio", disse.

A fala homofóbica de Edir Macedo

Líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo pregou homofobia em uma transmissão ao vivo na Record neste sábado (24). O dono da emissora comparou homossexuais com bandidos e deixou claro que pessoas que se relacionam com outras do mesmo sexo são seres humanos ruins.

O fato rapidamente revoltou o público nas redes sociais por causa do caráter da transmissão. Macedo lia uma passagem bíblica sobre a importância da união familiar quando decidiu abordar a questão dos pecados do mundo. 

O bispo comparou a comunidade LGBTQIA+ com criminosos e disse que eles eram "maus" por causa do fim da inocência na Terra.

"Ninguém nasce mau. Ninguém nasce ladrão, ninguém nasce bandido, ninguém nasce homossexual, lésbica... Todo mundo nasce perfeito com sua inocência. O mundo, porém, faz as pessoas serem o que elas são, quando elas aderem ao mundo", disse. 

Veja o vídeo:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.