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Após demissões, Globo vive crise por causa de inseto em comida de restaurante

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

José Roberto Burnier no SP2

José Roberto Burnier é âncora do SP2, da Globo: emissora vive crise após inseto achado em comida

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 13/4/2023 - 7h00

Depois da demissão em massa no Jornalismo na semana passada, a Globo vive uma nova crise em São Paulo. E por um motivo bem diferente. Uma colaboradora encontrou um inseto em uma couve-flor servida no restaurante da empresa na capital paulista. Uma investigação está em andamento para descobrir o que aconteceu. Contratados da empresa alegam que não foi um caso isolado.

O restaurante da Globo é de responsabilidade da Sapore, que presta serviços para diversas emissoras. Ao Notícias da TV, a empresa admitiu o problema, mas afirmou que o fato foi pontual. "A Sapore está aberta ao diálogo e mantém sua cozinha à disposição para visitação de quem se interessar", disse em nota (leia na íntegra no fim da reportagem). A Globo também confirmou o incidente, mas diz que ainda investiga o caso.

O fato ocorreu na última terça (10). Uma repórter da emissora foi ao restaurante da Globo em São Paulo para almoçar, e ao se servir de uma couve-flor, percebeu que havia algo parecido com uma barata. O Noticias da TV recebeu registro em foto e vídeo da jornalista que encontrou o inseto. Para manter sua identidade em sigilo, a coluna optou por não publicar o registro.

Uma denúncia foi feita diretamente ao compliance da Globo, que começou uma averiguação sem prazo para finalização. A reclamação da funcionária é de que a comida é de baixa qualidade, e que este não seria o primeiro problema que funcionários tiveram no local neste ano.

No início do ano, um grupo encontrou larvas em uma garrafa que servia café no restaurante. O Notícias da TV apurou que também houve uma reclamação formal naquela ocasião, e uma investigação da Globo concluiu que a Sapore falhou. A emissora multou a empresa terceirizada.

Desde o problema na terça-feira, colaboradores da Globo em São Paulo têm evitado comer no local, quando possível. O problema maior fica nas mãos daqueles que ganham menos e não têm condições de sair para comer em outro local ou pedir comida. Chefes de Jornalismo e Recursos Humanos na Globo prometeram uma apuração rígida.

Não é o primeiro problema que a Sapore tem com o serviço de alimentação fornecido para emissoras. Em novembro do ano passado, o Sindicato dos Radialistas de São Paulo denunciou que a comida servida pela RedeTV! em seu restaurante, que é de responsabilidade da Sapore, tinha má qualidade. A emissora e a empresa negaram qualquer irregularidade.

Sobre o caso na Globo, a Sapore admitiu ao Notícias da TV que um inseto foi encontrado no restaurante da Globo, mas afirmou que no último dia 10, fez um grande treinamento na cozinha para evitar esse tipo de problema. A Sapore também disse que é alto o nível de satisfação em pesquisas realizadas com quem consome no local. A Globo também admitiu o problema, mas preferiu não dar mais detalhes.

Esta é a segunda grande crise da Globo em São Paulo em uma semana. Na semana passada, pelo menos 20 funcionários foram demitidos em um corte de gastos no Jornalismo. Foram dispensados jornalistas que tinham mais de 20 anos de emissora, como César Galvão, Fábio Turci e Thaís Itaqui.

Veja as notas das duas partes na íntegra:

Globo

"Estamos apurando o que aconteceu e aproveitamos para reforçar que seguimos todos os protocolos de segurança alimentar em nossos espaços de alimentação (restaurantes e lanchonetes), assim como monitoramos os indicadores de satisfação e níveis de serviços. E, como você sabe, a Globo não comenta assuntos de Compliance."

Sapore

"Pautada pela transparência que sempre norteou nossa atuação no mercado, a Sapore sente-se na obrigação de prestar esclarecimentos sobre os questionamentos apontados pelo site Notícias da TV em relação à qualidade dos alimentos fornecidos em nossa unidade na TV Globo de São Paulo.

Tão logo recebemos a informação, a área de qualidade acionou o laboratório especializado em análises microbiológicas que identificou como sendo um hemíptero, inseto típico de jardins, que é atraído para ambientes internos pela luz e ou pelo cheiro –fazem parte da classe hemíptera cigarras, cochonilhas, pulgões, percevejos, entre outros.

Por ter sua estrutura física preservada, é possível atestar que o hemíptero encontrado não passou por qualquer processo de cocção. Além disso, diariamente são realizadas imagens fotográficas dos balcões dos alimentos, em intervalos de uma hora, e nada foi constatado.

Possuímos equipes de qualidade multidisciplinares, internas e externas, que realizam auditorias mensais para garantir a segurança alimentar em nossos restaurantes. Ontem, 10 de abril, foi a data em que realizamos a nossa última inspeção nas dependências do restaurante da TV Globo, em São Paulo, e nada de atípico foi registrado. Na ocasião, além da averiguação das instalações, foi realizado treinamento in loco, com toda a equipe, para reforçar os processos de higienização dos alimentos, utensílios, bancadas, superfícies, entre outros.

Nossa companhia segue normas rígidas em todas as suas operações, o que contemplam adotar as melhores práticas de armazenamento e estocagem, fabricação, pré-preparo, preparo, distribuição e manipulação dos alimentos, assim como realizar o controle de vetores de pragas e roedores em suas dependências internas, em conformidade com a legislação vigente.

Mensalmente, uma empresa especializada em controle de pragas, de insetos rasteiros e de roedores inspeciona nossas instalações (áreas de estoque, cozinha, restaurante e lanchonete), assim como realiza a prevenção e o combate em nossas dependências. Todas as certificações estão disponíveis para averiguação dos interessados, assim como o último laudo.

É importante salientar, ainda, que nossos restaurantes possuem pesquisa de satisfação, via totem e QR Code, cujas respostas são enviadas diretamente para as empresas clientes. No caso do restaurante da TV Globo, o índice de satisfação teve média de 99,15%, nos últimos meses.

A Sapore está aberta ao diálogo e mantém sua cozinha à disposição para visitação de quem se interessar."


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