Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Reality show

Análise: Record investe em elenco barraqueiro, mas tem pior estreia

Reprodução

O apresentador Britto Junior durante a estreia da sétima edição de A Fazenda, neste domingo - Reprodução

O apresentador Britto Junior durante a estreia da sétima edição de A Fazenda, neste domingo

DANIEL CASTRO

Publicado em 14/9/2014 - 22h46
Atualizado em 15/9/2014 - 0h07

Estreia deste domingo (14) na Record, A Fazenda 7 traz elenco com enorme potencial barraqueiro. A emissora não abre mão do que sempre funcionou no programa, desde a primeira edição de Theo Becker, mesmo que isso custe caro e afaste os anunciantes (só três empresas foram apresentadas como patrocinadoras da nova edição).

Barraco dá ibope. Ou dava. A estreia de A Fazenda 7 rendeu 10,7 pontos à Record, contra 15,8 da Globo e 8,8 do SBT, segundo dados preliminares da Grande SP. Foi a pior estreia do reality show. A Fazenda 6, por exemplo, começou com 16 pontos. A melhor estreia, da terceira edição, cravou 20 pontos. Neste domingo, nem o pico (de 13,1) chegou perto disso.

Os participantes de A Fazenda 7 são subcelebridades que não têm nada a perder _só a ganhar com a exposição. O empresário Oscar Maroni, a ex-modelo Cristina Mortágua e a socialite Heloisa Faissol só foram convidados por serem "polêmicos". A modelo Lorena Bueri só está no reality show porque é barraqueira nata. E já mostrou isso no primeiro programa.

Logo de cara, na chegada em Itu, Lorena se meteu em uma discussão com Maroni. O "empresário do prazer", dono da boate Bahamas, falava sobre mulheres que fazem programas a R$ 2.000. Lorena se doeu. Disse que foi criada na rua desde os cinco anos, que sempre foi bonita, que sempre levou cantada, mas que nunca se corrompeu. Poucos minutos depois, na primeira refeição, os barraqueiros, ops, fazendeiros, estavam discutindo por causa de comida. 

Um ritual de queima das amarguras do passado encerrou a primeira noite dos participantes, passada em um acampamento, e não na "confortável" sede da fazenda. Os participantes escreviam nomes de pessoas ou de assuntos que queriam esquecer ou perdoar (como o empresário ganancioso dos Menudos, a ex-mulher de um ator ou simplesmente o preconceito e os "sapos") e jogavam em uma fogueira. Fogueira santa, segundo se observou no Twitter, numa referência a um ritual da Igreja Universal do Reino de Deus, mantenedora da Record.

Foi o primeiro momento de choro do reality show. Aos prantos, Felipeh Campos lembrou que foi convidado para A Fazenda horas depois de enterrar a mãe.

No dia seguinte, os peões chegaram à sede. Descobriram que só havia 15 camas. "Acho que é para criar intrigas", advinhou Heloisa Faissol.

Mais tarde, o "tempo fechou", segundo o apresentador Britto Júnior. Oscar Maroni propôs aos competidores uma "Fazenda diferente", baseada no "amor e no carinho". A proposta não foi bem aceita. Alguém logo percebeu que era uma tentativa de manipulação. Robson Caetano mandou Moroni rasgar seu diploma de psicólogo, porque havia ali R$ 2 milhões em jogo. Cristina Mortágua reclamou de Maroni: tomar banho pelado em um programa que é visto por crianças é baixaria (a edição poupou os telespectadores dessa cena).

Elenco vazou

Além de Maroni, Robson Caetano, Cristina Mortagua, Felipeh Campos, Lorena Bueri e Heloisa Faissol, estão em A Fazenda 7 a ex-panicat Babi Rossi, o ator Marlos Cruz, o ator e modelo Diego Cristo, os cantores Diego Silveira e Léo Rodriguez, a cantora Bruna Tang, a funkeira MC Brunninha, a ex-miss Debora Lyra, a ex-paquita Andreia Sorvetão e o ex-Menudo Roy Rossello.

Apesar do esforço da Record, todos os nomes foram conhecidos antes do programa de estreia. A emissora chegou a confinar em hotel de São Paulo mais participantes do que os que apareceram em Itu. Entre os pré-confinados, estavam as irmãs Pepê e Neném, que chegaram a falar que iriam entrar juntas no programa, mas que só uma delas competiria. A não ser que essa seja a novidade a ser anunciada nesta segunda-feira, a Record usou o "banco de reservas" apenas para despistar.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.