TELEGRAMA LEGAL
REPRODUÇÃO/SBT
O apresentador Celso Portiolli à frente do Passa ou Repassa, do SBT, na tarde de domingo (5)
Celso Portiolli surpreendeu os participantes do Passa ou Repassa na tarde deste domingo (5) com uma pergunta difícil. Ele questionou as equipes sobre o conteúdo da primeira mensagem enviada por telegrama. Ninguém se atreveu a responder. "Achei que tinham coragem, mas é um bando de c*gão", brincou o apresentador do Domingo Legal.
A equipe azul contava com Adryana Ribeiro, MC Mirella e Dinho Alves, que tinham o direito de responder, enquanto a amarela era composta pelos integrantes do Bonde do Tigrão.
"O que dizia a primeira mensagem enviada por telegrama, que foi a primeira mensagem de texto [da humanidade]?", questionou Portiolli. As opções eram a) o que Deus fez; b) testando, responda; e c) o futuro chegou.
A equipe azul passou a pergunta para os rivais, que também não sabiam a resposta. "O Bonde do Tigrão tem a pergunta na mão… Eu achei que tinham coragem, mas é um bando de c*gão", divertiu-se Celso, revelando em seguida que a alternativa A era a correta.
O primeiro telegrama foi enviado pelo norte-americano Samuel Morse (1791-1872), que construiu um aparelho para a transmissão de sinais, posteriormente batizado de telégrafo elétrico. Os sinais, utilizados para facilitar a transmissão da mensagem, receberam o nome de Código Morse.
O recado inaugural foi enviado por meio de uma linha telegráfica que ligava Baltimore a Washington, nos Estados Unidos, separadas por pouco mais de 50 quilômetros. O texto original dizia What hath God wrought [Que obra Deus fez, em inglês].
O telégrafo chegou ao Brasil durante o Império, mais precisamente durante o reinado de dom Pedro 2º (1825-1891) em 1852. Ela foi instalada entre a Quinta da Boa Vista e o Campo de Santana, no Rio de Janeiro.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.