Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

TELEGRAMA LEGAL

A pergunta tão difícil do Passa ou Repassa que ninguém se arriscou a responder

REPRODUÇÃO/SBT

O apresentador Celso Portiolli à frente do Passa ou Repassa

O apresentador Celso Portiolli à frente do Passa ou Repassa, do SBT, na tarde de domingo (5)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 5/1/2025 - 13h41

Celso Portiolli surpreendeu os participantes do Passa ou Repassa na tarde deste domingo (5) com uma pergunta difícil. Ele questionou as equipes sobre o conteúdo da primeira mensagem enviada por telegrama. Ninguém se atreveu a responder. "Achei que tinham coragem, mas é um bando de c*gão", brincou o apresentador do Domingo Legal.

A equipe azul contava com Adryana Ribeiro, MC Mirella e Dinho Alves, que tinham o direito de responder, enquanto a amarela era composta pelos integrantes do Bonde do Tigrão.

"O que dizia a primeira mensagem enviada por telegrama, que foi a primeira mensagem de texto [da humanidade]?", questionou Portiolli. As opções eram a) o que Deus fez; b) testando, responda; e c) o futuro chegou.

A equipe azul passou a pergunta para os rivais, que também não sabiam a resposta. "O Bonde do Tigrão tem a pergunta na mão… Eu achei que tinham coragem, mas é um bando de c*gão", divertiu-se Celso, revelando em seguida que a alternativa A era a correta.

O primeiro telegrama foi enviado pelo norte-americano Samuel Morse (1791-1872), que construiu um aparelho para a transmissão de sinais, posteriormente batizado de telégrafo elétrico. Os sinais, utilizados para facilitar a transmissão da mensagem, receberam o nome de Código Morse.

O recado inaugural foi enviado por meio de uma linha telegráfica que ligava Baltimore a Washington, nos Estados Unidos, separadas por pouco mais de 50 quilômetros. O texto original dizia What hath God wrought [Que obra Deus fez, em inglês].

O telégrafo chegou ao Brasil durante o Império, mais precisamente durante o reinado de dom Pedro 2º (1825-1891) em 1852. Ela foi instalada entre a Quinta da Boa Vista e o Campo de Santana, no Rio de Janeiro.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.