Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
twitter
Instagram
YouTube

Pesquisa inédita

Cinco anos após TV digital, 80% das casas ainda tem televisor de tubo

Divulgação/Casas Bahia

Só 27% das famílias brasileiras tinham televisores de LCD ou led em meados do ano passado, segundo a Nielsen - Divulgação/Casas Bahia

Só 27% das famílias brasileiras tinham televisores de LCD ou led em meados do ano passado, segundo a Nielsen

DANIEL CASTRO

Publicado em 6/10/2013 - 19h28
Atualizado em 7/10/2013 - 6h06

Cinco anos após o início da implantação da TV digital no Brasil, 80% das residências ainda possuem televisores de tubo, tecnologia inadequada para a alta definição de imagem. Em 65% das casas, a TV de tubo é o televisor principal. 

Os dados são de uma pesquisa feita pelo instituto Nielsen para o Fórum do Sistema Brasileira do Televisão Digital, que congrega radiodifusores, fabricantes e governo. A pesquisa foi realizada para avaliar o nível de conhecimento do brasileiro sobre TV digital, e os resultados não foram nada animadores. As entrevistas foram aplicadas em junho e julho do ano passado, mas o cenário não mudou muito.

Só 27% dos 611 entrevistados responderam que têm TV de alta definição, um índice considerado muito baixo pelos especialistas, frustrante para as emissoras que já produzem quase tudo em HD.

A pesquisa também procurou saber a eficácia das campanhas publicitárias para divulgar a TV digital. O resultado é preocupante: 59% da população brasileira não sabia há um ano o que é TV digital gratuita. O desconhecimento é grande entre os mais pobres (71% da classe D), mas não é pequeno entre os mais ricos (46% das pessoas das classes AB não sabiam o que é TV digital).

Entre os 41% que sabiam o que é TV digital, 73% nunca viram uma imagem de alta definição.

A partir dessa pesquisa, pode-se concluir que a proposta do governo federal de promover o apagão analógico (o desligamento dos canais analógicos das redes de TV, como o 5 da Globo em São Paulo), em 2015, esbarra em um problema no mínimo preocupante: a maior parte das pessoas ainda não têm acesso à TV digital (leia também Apagão analógico: 35 milhões de televisores poderão virar lixo). Mesmo nos grandes centros urbanos, como São Paulo, Salvador e Porto Alegre, onde os os questionários foram aplicados.

Veja a seguir os principais resultados da pesquisa, obtida com exclusividade pelo NTV, na apresentação da Nielsen:

Web Stories

+
Power Couple Brasil 5 aposta em casais polêmicos e promete barraco e confusãoPereirão, Lurdes e Edilásia Sardinha: veja 7 mães marcantes das novelas brasileirasCaso Evandro e A Mulher na Janela chegam aos streamings; saiba maisPróximos filmes da Marvel têm Pantera Negra e Os Eternos; confira lista completaAplauso final: Despedida de Paulo Gustavo abala família, amigos e fãs

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

Você gostou dos casais do Power Couple Brasil 5?