Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Temporada final

Sexo e muitos nudes marcaram Girls; relembre cinco episódios essenciais

Divulgação/HBO

Alisson Williams, Jemima Kirke, Lena Dunham e Zosia Mamet, as protagonistas de Girls - Divulgação/HBO

Alisson Williams, Jemima Kirke, Lena Dunham e Zosia Mamet, as protagonistas de Girls

FERNANDA LOPES

Publicado em 10/2/2017 - 5h04

Série da HBO, Girls retorna ao ar neste domingo (12) para fechar, com sua sexta e última temporada, as histórias de quatro garotas novaiorquinas na faixa dos 20 e poucos anos. Desde 2012, a produção tem provocado muita discussão com nudez, cenas constrangedoras de sexo, racismo, feminismo, consumo de drogas e conflitos pessoais das protagonistas Hannah (Lena Dunham), Marnie (Alisson Williams), Jessa (Jemima Kirke) e Shoshanna (Zosia Mamet), retratos de uma geração que entrou no mercado de trabalho após a crise que abateu os Estados Unidos em 2008.

O primeiro episódio da nova temporada, por exemplo, não é para iniciantes: Hannah aparece com os seios de fora em grande parte das cenas, e a nudez dela e de Jessa inclui pelos pubianos (um tabu que a série quebra pela primeira vez).

Para não se chocar com esses "detalhes", confira cinco episódios essenciais para entender as tramas e particularidades de Girls: 

divulgação/hbo

Hannah (Lena Dunham), Jessa (Jemima Kirke) e Marnie (Alisson Williams) em cena de Girls

Welcome to Bushwick a.k.a. The Crackcident  (S01E07)
A primeira temporada de Girls apresentou ao público os estereótipos das protagonistas e se esforçou para deixar claro que, apesar de também mostrar os relacionamentos e questionamentos de quatro mulheres, a realidade delas em nada se parecia com a das bem-sucedidas personagens de Sex and the City (1998-2004).

No episódio Welcome to Bushwick a.k.a. The Crackcident, as protagonistas vão a uma festa juntas, mas se separarm no local e seguem quatro narrativas independentes. A confusa Hannah reencontra o "peguete" Adam (Adam Driver) e fica chocada ao descobrir um novo lado da personalidade dele; a problemática Marnie vê seu ex-namorado com uma nova garota e reclama dele a festa inteira; a inconsequente Jessa chama seu chefe para o evento e arruma briga; e a inocente Shoshanna dá o tom cômico da trama: fuma crack sem saber do que se tratava e fica transtornada, correndo pela rua sem roupa.

reprodução/HBO

A ingênua Shoshanna (Zosia Mamet) observa em choque a cena de sexo de sua prima

Hard Being Easy (S01E05)
A liberdade sexual sempre foi uma questão muito presente em Girls _tanto que, no quinto episódio da primeira temporada, três delas protagonizam cenas quentes e quase explícitas de sexo com seus respectivos parceiros.

Hannah vai até a casa de Adam para discutir com ele, mas não resiste e termina a briga na cama. Logo depois, a trama tem uma cena de sexo oral entre Charlie e Marnie (no dia seguinte, ela decide terminar de vez o namoro com ele). Já Jessa reencontra um ex-namorado e os dois transam na frente de Shoshanna, que fica chocada. Na terceira temporada, no entanto, já desvirginada, a personagem tem uma cena muito parecida com um novo ficante.

Reprodução/HBO

Lena Dunham tira a roupa em cena com o personagem de Donald Glover em Girls

I Get Ideas (S02E02)
Lena Dunham, a criadora e diretora de Girls, foi muito criticada na primeira temporada por não incluir personagens negros _todos os relacionamentos em Girls eram entre brancos. Por isso, logo no início do segundo ano, sua personagem Hannah aparece com um namorado negro: Sandy, interpretado por Donald Glover (Community, Atlanta).

Mas o romance dura pouco. Os dois têm uma discussão no sobre racismo e inclusão do negro na sociedade, e o relacionamento termina aí. Em uma entrevista para a revista Nylon em janeiro deste ano, Lena confessou que criou a série baseada em suas experiências em Nova York, e que, se pudesse voltar no tempo, "não faria outra série com quatro protagonistas brancas".

divulgação/hbo

As garotas fazem as pazes após discutirem as relações em fim de semana na praia

Beach House (S03E07) 
Em meio a tantos relacionamentos amorosos problemáticos e crises profissionais e existenciais, a amizade entre Hannah, Marnie, Shoshanna e Jessa ficou de lado durante um bom tempo em Girls. Os autores resolveram essa questão no sétimo episódio da terceira temporada, em que as quatro se reúnem para um fim de semana na praia. Elijah (Andrew Rannels), o ex-namorado (hoje gay) de Hannah, se junta ao grupo.

Todos dançam, bebem (demais) e entram em uma discussão séria e generalizada. As meninas apontam os defeitos umas das outras e o que não aguentam mais nas amigas, como "promiscuidade" e falta de rumo na vida. Elas vão dormir brigadas, mas no dia seguinte esquecem as mágoas, lembram que são amigas apesar de tudo e riem da situação.

divulgação/hbo

Hannah fez discurso emotivo sobre ciúmes no último episódio da quinta temporada de Girls

I Love You, Baby (S05E10)
Uma das maiores críticas que Girls recebeu ao longo dos anos foi retratar uma geração que muito reclama e pouco faz para mudar de fato sua vida. Após muitas quedas e desafetos, as meninas de Girls pareceram finalmente começar a tomar um rumo na quinta temporada.

No episódio final, Marnie mostrou ter superado o fim de seu casamento e investiu seriamente em sua carreira musical, Shoshanna teve sucesso em seu emprego na área de marketing e Hannah demonstrou maturidade (finalmente!) ao aceitar o relacionamento entre sua ex-melhor amiga Jessa e seu ex-namorado Adam. Resta saber se as protagonistas vão manter a evolução na última temporada. 


Todos os 52 episódios já exibidos de Girls estão disponíveis nos serviços on demand da HBO.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.