Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Haley Joel Osment

Menino que via mortos em Sexto Sentido ressuscita a carreira em série de TV

Divulgação/HBO

O ator Haley Joel Osment em cena de Silicon Valley; comédia da HBO reavivou sua carreira  - Divulgação/HBO

O ator Haley Joel Osment em cena de Silicon Valley; comédia da HBO reavivou sua carreira

JOÃO DA PAZ

Publicado em 21/6/2017 - 6h14

A comédia geek Silicon Valley ressuscitou a carreira de Haley Joel Osment, marcado pela frase "Eu vejo gente morta" no badalado filme O Sexto Sentido (1999). Então com 11 anos, o garoto foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante, mas depois disso não emplacou nenhum grande sucesso. Com a série da HBO, Osment é cotado a concorrer ao Emmy.

Por viver um empreendedor do ramo tecnológico à frente de um projeto de realidade virtual, Osment é destaque na mídia norte-americana especializada em entretenimento. O público o adora também, e muitos torcem para que o ator seja efetivado na série no lugar de T.J. Miller (o programador Erlich Bachman), que sairá do elenco após o término da atual temporada, a quarta.

O personagem de Osment, Keenan Feldspar, é divertido, sagaz e descontraído. E também tem um pouquinho de vilania, o que levou a revista Vanity Fair a classificá-lo como "lobo em pele de cordeiro".

Como Feldspar deu um golpe na turma de Richard Hendricks (Thomas Middleditch), faz sentido achar que ele é um antagonista, mas na verdade o empreendedor é "uma daquelas pessoas egocêntricas que não têm muita ideia das consequências de suas ações", como definiu Osment para a Vanity Fair.

Para conseguir um papel em Silicon Valley, Osment teve de fazer teste com outros atores. "Eu li uma cena curta e não sabia quase nada do personagem", disse para o site A.V. Club. Osment só descobriu o que faria na série quando se sentou com o elenco para ler o roteiro da temporada.

Osment em cena clássica do filme O Sexto Sentido

Do Oscar ao Emmy
Osment perdeu o Oscar de coadjuvante em 2000 para Michael Caine, de Regras da Vida (1999). Sua carreira no cinema começou seis anos antes, em Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994), trabalho conquistado após fazer um comercial da Pizza Hut.

Em 2001, o ator fez A.I. - Inteligência Artificial, do cineasta Steven Spielberg. Depois disso, sua estrela foi apagando aos poucos e desapareceu da mídia.

Para a geração que não acompanhou seu trabalho no cinema, ele é mais conhecido como o irmão de Emily Osment, queridinha do público infantojuvenil depois de atuar na série Hannah Montana (2006-2011) e estrela de Young & Hungry.

Mas o jogo virou. Osment, agora com 29 anos, é um dos nomes fortes para concorrer ao Emmy de melhor ator convidado em série de comédia.

A indicação já seria uma vitória para ele, que há pouco tempo estava no ostracismo profissional. Na categoria, a concorrência é forte: os favoritos são Jon Hamm (Unbreakable Kimmy Schmidt), Hugh Laurie (Veep) e Matthew Rhys (Girls).

O ano de 2017 está agitado para Osment. Além de Silicon Valley, ele participou de dois episódios da comédia Teachers, da TV Land, fez o piloto do drama Oasis (Amazon) e atuará na comédia Future Man (Hulu).

TUDO SOBRE

HBO

Oscar

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.