Pirataria
Divulgação/HBO
Pilou Asbaek, o novo vilão de Game of Thrones, em cena da sétima temporada da série
REDAÇÃO
Publicado em 31/7/2017 - 13h47
A HBO sofreu um ataque hacker no último fim de semana. Os criminosos dizem ter em mãos 1,5 terabytes de dados do canal, incluindo episódios da comédia Ballers e da nova série Room 104. Alguns capítulos dessas duas atrações já estão disponíveis em sites de torrents piratas. Não se sabe ainda se os hackers estão com o produto mais valioso da HBO, Game of Thrones.
"A HBO sofreu um ataque cibernético, o qual comprometeu propriedades nossas", disse o canal em um comunicado à imprensa nesta segunda (31). "Imediatamente, começamos a investigar o incidente e acionamos órgãos policiais e empresas especializadas em segurança online", completou.
Um suposto roteiro do quarto episódio de Game of Thrones, programado para ser exibido no próximo domingo, está com os hackers. Em um e-mail disparado a alguns jornalistas norte-americanos, o grupo escreveu que "o maior vazamento da era cibernética está acontecendo. Qual é o nome? É HBO e Game of Thrones".
O presidente e diretor-executivo do canal, Richard Pleper, mandou um e-mail nesta segunda (31) para todos os funcionários da empresa explicando o que ocorreu.
"Qualquer invasão dessa natureza é perturbadora para todos nós. Eu asseguro que a liderança sênior e nosso extraordinário time de tecnologia estão trabalhando sem cessar para proteger nossos interesses", escreveu.
A HBO e a equipe de produção de Game of Thrones traçaram uma estratégia nunca antes vista na TV para evitar vazamentos de novos episódios ou de qualquer informação sobre o andamento da trama. O ator Kit Harington, por exemplo, disse que chegou a filmar 15 horas falsas durante os trabalhos da sétima temporada, tudo para despistar os fãs e a imprensa.
Desde a sexta temporada, após quatro episódios do ano anterior vazarem, a HBO sequer distribui para jornalistas os capítulos antes da estreia da temporada, um procedimento de praxe na indústria.
O canal é mais uma vítima hollywoodiana de hackers. Em abril, episódios da quinta temporada de Orange Is the New Black, da Netflix, chegaram em sites de pirataria antes da estreia. O maior ataque hacker da história de Hollywood aconteceu em 2014, quando aproximadamente 100 terabytes de dados da Sony foram roubados.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.