Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ACERTO SURPRESA

Disney aceita reduzir lucros, e Fox renova Os Simpsons por mais quatro temporadas

Divulgação/Fox

Homer, Bart, Maggie, Marge e Lisa Simpson estão no sofá característico do desenho

Com renovação, família amarela ficará no ar até pelo menos 2029 e chegará à 40ª temporada

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 2/4/2025 - 17h42

Depois de meses na mesa de negociação, a Fox e a Disney se acertaram e fecharam a renovação de Os Simpsons para mais quatro temporadas. Com isso, a animação segue no ar até 2029 e completará 40 anos de sua estreia. Mas, para manter o desenho em produção, a empresa do Mickey Mouse precisou topar uma diminuição nos seus lucros.

De acordo com o site Deadline, a rede de TV da família Murdoch continuará pagando o mesmo valor por cada episódio de Os Simpsons para a Disney.  É um acerto que foge do comum: tradicionalmente, a quantia cobrada aumenta na hora de renovar o contrato para um novo ciclo.

É do interesse da Disney, no entanto, que a história da família amarela tenha mais capítulos, já que eles são disponibilizados nas plataformas Hulu (nos Estados Unidos) e Disney+ (no Brasil e no resto do mundo). Ou seja: a longo prazo, o conglomerado vai poder recuperar o dinheiro que está perdendo ao congelar o valor que cobra da Fox.

A negociação entre as duas partes foi tão demorada e complicada que, como o Notícias da TV havia publicado em 12 de janeiro, a animação chegou a flertar com um cancelamento sem aviso prévio. O Deadline também informa que alguns atores e produtores de Os Simpsons ainda estão finalizando seus acordos para voltar --os incêndios na Califórnia atrasaram o processo.

Por isso, é pouco provável que a próxima temporada estreie em setembro ou mesmo em outubro nos Estados Unidos, já que o processo de uma animação é mais demorado do que o de uma série live-action. Tradicionalmente, os roteiristas começam a trabalhar nos episódios em novembro do ano anterior, para que os animadores iniciem a produção em janeiro.

Para a Fox, será uma oportunidade de testar animações produzidas "dentro de casa", como Krapopolis (do mesmo criador de Rick & Morty) e Grimsburg. Como são produtos da Fox Entertainment, eles rendem mais dinheiro à rede, que lucra ao vendê-los para outros países ou canais menores --no caso de Os Simpsons, o dinheiro vai todo para a Disney desde 2019.

Menos episódios por ano

Além de congelar o valor que paga à Disney para ter Os Simpsons em sua grade, a Fox também diminuiu a quantidade de episódios por temporada da animação: em vez dos tradicionais 22, a rede encomendou apenas 15 --no total, serão 60 ao longo dos próximos quatro anos.

Tudo indica que o Disney+ ganhará capítulos exclusivos para compensar a encomenda menor da Fox --isso já ocorreu nesta temporada, quando dois especiais de Natal foram lançados apenas no streaming.

E, para selar o negócio de vez, a Fox também acertou com a Disney uma megarrenovação de outras três animações: Uma Família da Pesada (que chegará à 27ª temporada), Bob's Burgers (que seguirá no ar até, pelo menos, o 19º ano) e American Dad!, que voltará à rede de TV aberta depois de 11 anos. Todas elas terão mais quatro levas de 15 episódios cada.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.