Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

30 anos

De Ross a Punky: relembre cinco participações ilustres em Anos Incríveis

Imagens: Reprodução/ABC

Os atores Fred Savage e David Schwimmer na série Anos Incríveis; comédia completa 30 anos - Imagens: Reprodução/ABC

Os atores Fred Savage e David Schwimmer na série Anos Incríveis; comédia completa 30 anos

JOÃO DA PAZ

Publicado em 31/1/2018 - 6h01

Comédia que revolucionou o gênero e ganhou status de cult, Anos Incríveis completa 30 anos nesta quarta (31). A série inovou ao eliminar a claque (risadas de fundo) e ao adotar a gravação com uma única câmera, como no cinema. E também contou com atores ilustres, ainda em início de carreira.

David Schwimmer, o Ross de Friends (1994-2004), Soleil Moon Frye, a eterna Punky, e atores como alicia Silverstone, Giovanni Ribisi e Juliette Lewis apareceram na história sobre o adolescente Kevin Arnold (Fred Savage), ambientada em uma cidade qualquer do interior dos Estados Unidos no final dos anos 1960 e começo dos 1970.

Sucesso estrondoso no Brasil, exibida originalmente na TV Cultura, Anos Incríveis teve 115 episódios espalhados em seis temporadas. Ganhou quatro prêmios Emmy, incluindo um de melhor comédia logo pela primeira temporada.

Saiba mais sobre as participações desses cinco atores:

David Schwimmer viveu um personagem em Anos Incríveis totalmente diferente de Ross

David Schwimmer
Apesar de estrear na série com 24 anos, David Schwimmer ainda era um jovem ator em busca de espaço em Hollywood, com participações anteriores em telefilmes e outras atrações na TV.

Ele interpretou durante quatro episódios o descolado e hippie Michael, namorado de Karen (Olivia d'Abo), irmã mais velha de Kevin. Com um visual relaxado, barba por fazer e sempre com sua moto, Michael conseguiu a aprovação dos pais de Karen por ser um homem trabalhador.

A última aparição de Schwimmer foi em 1992. Até entrar para o elenco de Friends, dois anos depois, ele participou de quatro outras séries. Recentemente, o ator ganhou destaque ao viver o advogado Robert Kardashian em American Crime Story: O Povo Contra O.J. Simpson (2016).

Participação da então adolescente Soleil Moon Frye na comédia teve um toque sensual

Soleil Moon Frye
Anos Incríveis foi o primeiro trabalho de Soleil Moon Frye após o fim de Punky, a Levada da Breca (1984-1988). Ela apareceu em um único episódio na pele de Mimi Detwiller, filha de um dos colegas de trabalho do pai de Kevin, Jack (Dan Lauria).

Na época, sua participação chamou a atenção por ser um papel bem distante daquela garotinha órfã e inocente. Mimi foi uma paquera de Kevin, e os dois chegaram a fazer um passeio de barco juntos.

Soleil nunca conseguiu repetir o sucesso de Punky. Passou a fazer dublagem para desenhos (Johnny Bravo, A Família Radical, Bratz) e sua atuação mais significativa em uma série foi em Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira (1999-2003), na qual viveu a radialista Roxie King, amiga de Sabrina (Melissa Joan Hart), em 66 episódios.

Com a cara fechada de sempre, Juliette Lewis interpretou uma garota chata em Anos Incríveis 

Juliette Lewis
Em quatro episódios, Juliette Lewis viveu Delores, a namorada do irmão de Kevin, Wayne (Jason Hervey). A irritante jovem não parava de mascar chiclete. Sua participação na série terminou um ano antes de ela explodir em Hollywood com o filme Cabo do Medo (1991), de Martin Scorsese, pelo qual foi indicada ao Globo de Ouro e ao Oscar como melhor atriz coadjuvante.

Nos últimos anos, Juliette atuou como protagonista em duas séries de destaque: Secrets and Lies (2015-2016) e Wayward Pines (2015-2016). Mas a atriz fez carreira mesmo no cinema, em filmes como Assassinos por Natureza (1994), Estranhos Prazeres (1995) e Um Drink no Inferno (1996). Teve duas indicações ao Emmy, ambas por telefilmes: Um Sonho Realizado (2001) e Hysterical Blindness (2002).

Sim, esse é o irmão da Phoebe, de Friends: Giovanni Ribisi esteve em 15 episódios da série

Giovanni Ribisi
Na última temporada de Anos Incríveis, Giovanni Ribisi teve uma participação importante em 15 episódios como Jeff Billings, novo amigo de Kevin. A função do personagem era mostrar como um divórcio afeta a vida de um adolescente. O garoto sofreu com a mudança de cidade e, consequentemente, precisou terminar com a namorada.

Atualmente, Ribisi é o protagonista de Sneaky Pete, drama da Amazon no qual ele vive um trambiqueiro. O ator conseguiu equilibrar sua carreira entre o cinema e a TV. Ele teve um papel importante no filme Avatar (2009), mas muitos telespectadores o conhecem como Frank Buffay Jr., o irmão de Phoebe (Lisa Kudrow) em Friends.

Alicia Silverstone, sensação nos anos 1990, estreou na TV com um papel em Anos Incríveis

Alicia Silverstone
A jovem sensação dos anos 1990, Alicia Silverstone deu as caras pela primeira vez na TV em Anos Incríveis, em 1992. Em um único episódio, ela viveu Jessica, crush de Kevin. Sua feição jovial, tipicamente norte-americana, chamou a atenção da banda Aerosmith e, em um período de dois anos, ela participou de quatro videoclipes do grupo; Crazy, ao lado de Liv Tyler, é o mais famoso deles.

Sua fama explodiu de vez com o filme As Patricinhas de Berverly Hills (1995). Ela ainda viveu a Batgirl em Batman & Robin (1997) e depois não emplacou outras grandes produções. O fã de série mais atencioso se lembrará da participação de Alicia em Suburgatory (2011-2014). A atriz está escalada para interpretar a protagonista da série American Woman, que estreia em junho nos Estados Unidos.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.