Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SÁTIRA NA AMAZON

De herói sem passado a ajudante neurótico: O mundo surreal de The Tick

Fotos: Divulgação/Amazon

Peter Serafinowicz (de azul) e Griffin Newman em cena de The Tick: novos episódios hoje (23) - Fotos: Divulgação/Amazon

Peter Serafinowicz (de azul) e Griffin Newman em cena de The Tick: novos episódios hoje (23)

LUCIANO GUARALDO, de Nova York

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 23/2/2018 - 5h40

Mesmo em um momento no qual a TV norte-americana tem mais de 20 séries de super-heróis em andamento, não há nada no ar parecido com The Tick, cuja segunda metade da primeira temporada está disponível a partir desta sexta (23) no Amazon Prime Video. Com um clima que mistura sátira e aventura séria, a atração mostra a história de um herói abobalhado, que não tem nenhuma lembrança de seu passado e conta com a ajuda de um contador neurótico para enfrentar os vilões que aterrorizam A Cidade.

O carrapato azul surgiu nos quadrinhos em 1986, ganhou uma animação em 1994 e virou personagem de carne e osso pela primeira vez em 2001, com uma série fracassada na Fox que durou apenas nove episódios. Três décadas depois de sua estreia, veio a nova produção, com envolvimento direto do criador, Ben Edlund.

"Parte do problema da série de 2001 é que ela estava muito à frente do seu tempo, não havia nenhuma série de super-herói na TV naquela época. Agora, está mais do que claro que o mundo está pronto para o gênero, basta ver a quantidade de programas desse tipo no ar. Achei que estava na hora de olhar novamente para minhas idéias e para o mundo surreal de Tick", explica ele ao Notícias da TV.

Surreal, de fato, é uma boa forma de descrever o universo do herói: nos primeiros seis episódios, foram apresentados tipos bizarros como um cachorro falante e que escreve best-sellers, um homem gigante (e completamente nu) que ameaça o planeta apenas por caminhar e um herói mais preocupado com seu faturamento como garoto-propaganda do que com o futuro da humanidade.

Conheça um pouco mais sobre as bizarrices de The Tick: 

Tick abraça Arthur em episódio da série: bobão, o herói não sabe como agir em sociedade

Super-herói abobalhado e ajudante neurótico
Na nova adaptação de The Tick, o protagonista é o seu braço direito, o contador Arthur Everest (Griffin Newman). Envolvido por acaso no mundo dos super-heróis, ele é um rapaz neurótico, que já sofreu um surto psicótico no passado e vive sob constante vigilância da irmã, Dot (Valorie Curry).

"Nos novos episódios, Arthur vai evoluir um pouco. Passará de completamente paralisado de medo para só bastante assustado", brinca Newman, que também é comediante de stand up. "Não foi difícil interpretar esse pânico pois eu também estava com muito medo de ferrar tudo e ser demitido. Só fiquei tranquilo depois que filmei uma cena de voo, porque ficaria caro demais refazer tudo com outro ator."

Apesar das neuras do contador, Arthur tem um papel fundamental na dupla com Tick (Peter Serafinowicz), já que o herói azul não tem nenhuma lembrança de seu passado, não entende os conceitos de interação humana e depende do ajudante para conseguir viver na sociedade. "Agora, Tick vai começar a tentar se lembrar, ficará mais introspectivo", adianta Serafinowicz.

O intérprete do herói confessa que teve a oportunidade de acompanhar as HQs de Tick, mas não o fez. "Comprei vários gibis na preparação para o papel, mas me esqueci de ler. Aí peguei os roteiros e me senti um idiota, porque descobri uma obra única, estranha, mágica, emocionante e tão, mas tão esquisita (risos)", diverte-se. 

Superian (Brendan Hines) é o super-herói vaidoso; já Escracho (Scott Speiser) apela à violência

Defensores nada perfeitos
No universo da série, super-heróis existem aos montes, mas os apresentados até o momento passam longe da perfeição que se espera de defensores do planeta. Superian (Brendan Hines) está mais preocupado com a própria imagem do que com a Terra _ele tem até assessor de imprensa. Já Escracho (Scott Speiser) é violento ao extremo e mata quem aparece em seu caminho sem pensar duas vezes.

As roupas usadas pelos heróis, segundo Hines, são essenciais para que os atores construam os personagens. "A fantasia faz boa parte do meu trabalho, na verdade. Eu não preciso interpretar a faceta cômica e quase ridícula do Superian, porque já estou vestindo uma cueca preta por cima da calça e uma capa", explica o ator.

Já o visual pesado de Escracho se tornou um desafio para seu intérprete. "Eu até ensaiava minhas cenas, decorava as falas em casa. Mas aí chegava no estúdio, colocava a máscara, as lentes de contato, a balaclava, e jogava toda a minha preparação pela janela, porque ia parar em um universo alternativo." 

A terrível Dona Poeira (Yara Martinez), que aterroriza A Cidade mas sofre quando está sozinha

Vilã carente
Se os heróis de The Tick não são perfeitos, os vilões de The Tick também não são o expoente da maldade. Yara Martinez, intérprete da terrível Dona Poeira, conseguiu encontrar até uma certa compaixão na personagem _apesar da cicatriz no rosto, do olho de vidro e dos raios que ela solta pelas mãos.

"Ela é muito solitária. Sente saudade do Terror [Jackie Earle Haley], que era o mestre dela e que ela acredita estar morto. Também sente falta de quem ela era quando o Terror estava por perto. Decidi fazer perguntas muito humanas para entender a mentalidade dessa personagem que parece não ter humanidade nenhuma."

O Terror, aliás, deve ter uma participação maior na segunda parte da temporada, depois de aparecer apenas em flashbacks e em pesadelos de Arthur. "Quando temos no elenco um talento como Jackie Earle Haley [indicado ao Oscar de 2007 por Pecados Íntimos], nossa vontade é aproveitá-lo cada vez mais", explica Ben Edlund.

TUDO SOBRE

Amazon


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.