Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Tchau, domo

Apesar de muita ação, Under the Dome termina confusa e com esquisitices

Reprodução/CBS

Mike Vogel e Rachelle Lefevre em cena do episódio final de Under the Dome - Reprodução/CBS

Mike Vogel e Rachelle Lefevre em cena do episódio final de Under the Dome

JOÃO DA PAZ

Publicado em 11/9/2015 - 8h04

Mais odiada do que amada, Under the Dome teve uma duração além do merecido. Uma história passada em quatro semanas na fictícia cidade de Chester’s Mill precisou de 39 episódios, em três temporadas, para ser contada. Sem um ponto final claro e extremamente confuso, o último episódio da série foi exibido ontem (10) nos Estados Unidos e, embora tenha trazido muita ação, reforçou as esquisitices da série. No Brasil, a TNT exibe o desfecho da trama no próximo dia 28, às 22h30.

O domo que cercava Chester's Mill, enfim, sumiu. Foram necessárias conspirações de uma grande corporação, alienígenas e uma realidade virtual para libertar os sobreviventes da cidade. Essa parte do episódio foi interessante pela dinâmica envolvendo os protagonistas Barbie (Mike Vogel), Julia (Rachelle Lefreve), Joe (Colin Ford) e Big Jim (Dean Norris) com a mais nova personagem da série, Dawn (Kylie Bunbury).

Eis então uma das maiores esquisitices de Under the Dome, uma espécie de coroação por tudo o que ocorreu durante a série. Quem interpretou Dawn foi a mesma atriz que atuou como a mãe da personagem, Eva. Ela se envolveu com Barbie como parte de um plano da alienígena Christine (Merg Helgenberger) para acabar com a redoma e criar uma nova raça. Para tanto, Barbie e Eva tinham de ter um bebê. E assim sucedeu.

Porém, em menos de uma semana Dawn nasceu e se tornou uma jovem (isso graças aos poderes extraterrestes de Christine). Dawn veio à Terra para ser a rainha da nova raça. O estranho foi ver a atriz, com uma peruca loira de gosto duvidoso, fazer esse papel. E ainda presenciar Barbie ter o primeiro encontro com a filha e dizer: "Você parece muito com a sua mãe" (óbvio!).

A atriz Kylie Bunbury fez papel de filha (à esq.) e mãe em Under the Dome

Sinopse para entender

Os diálogos extremamente didáticos de Under the Dome foram abundantes no final. Ao menos os roteiristas planejaram uma interação básica entre Barbie e um general do Exército norte-americano (os sobreviventes de Chester’s Mill, após serem libertados, foram raptados pelas Forças Armadas dos EUA) para dar uma sinopse de Under the Dome.

O general encontra Barbie em uma sala da prisão e diz: "Vamos revisar o seu depoimento sobre o que ocorreu. Quatro semanas atrás, um domo impenetrável, feito por um material desconhecido, de repente apareceu nos limites de Chester’s Mill. No primeiro instante, você [Barbie] e os moradores da cidade se focaram em como sobreviver. Após serem cortados do resto do mundo e com poucos recursos, vocês foram ameaçados quase que diariamente por desastres naturais. E, claro, havia inimigos entre vocês".

"Então, aproximadamente há uns dez dias, você, de acordo com suas palavras, entrou em um casulo e foi infectado por uma presença alienígena chamada Kinship. Aos poucos, a Kinship passou a controlar os corpos e as mentes dos moradores de Chester’s Mill. Aqueles que não foram infectados criaram um grupo de resistência e tiveram até um certo sucesso. Mas, invariavelmente, não tiveram escolha a não ser se juntar à Kinship e construir uma dispositivo para derrubar o domo."

Depois dessa aula sobre Under the Dome, o militar pergunta para Barbie: "Você pode confirmar se esse é um relato preciso dos eventos?". Ele consentiu, sem antes de ressaltar que foram esquecidos alguns detalhes. Detalhes estes que fizeram com que a série se arrastasse e tivesse três temporadas ao invés de ser uma minissérie com 13 episódios, como foi programada inicialmente.

Under the Dome, inspirada em homônimo livro de Stephen King e produzida por Steven Spielberg, estreou nos Estados Unidos em junho de 2013. Na época, foi uma das melhores estreias da summer season da TV norte-americana, com 13,5 milhões de telespectadores. A terceira temporada teve episódios na casa dos 4 milhões. No Brasil, a série dá uma boa audiência para a Globo. Essa última temporada deve entrar na programação da emissora em 2016.  


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter@danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.