Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Termina hoje

Amada por intelectuais, nova Twin Peaks tem audiência vergonhosa

Imagens: Divulgação/Showtime

O ator Kyle MacLachlan em episódio do retorno de Twin Peaks: fracasso de audiência  - Imagens: Divulgação/Showtime

O ator Kyle MacLachlan em episódio do retorno de Twin Peaks: fracasso de audiência

JOÃO DA PAZ

Publicado em 3/9/2017 - 6h47

Depois de um hiato de 26 anos, a revolucionária série Twin Peaks voltou com toda a badalação que merecia. Mas encerra sua nova temporada neste domingo (3) com uma audiência decepcionante. Celebrado por críticos, o drama atraiu apenas 292 mil telespectadores por episódio nos Estados Unidos, a pior audiência do ano do canal Showtime entre as séries dramáticas. A líder Homeland, em sua sexta temporada, teve média de 1,28 milhão de telespectadores.

A trama confusa não ajudou muito na tentativa de cativar o público, apesar de a imprensa adorar a série. O crítico da Folha de S.Paulo, Inácio Araújo, deu cinco estrelas para a trama e a rotulou como "a grande aventura cinematográfica do ano", enquanto o jornal Los Angeles Times chamou o suspense de "esplêndido".

Já o New York Times fez a pergunta (ainda sem resposta) que resume a produção do cineasta David Lynch: "Que diabos é isso que eu estou assistindo?"

O número de pessoas que priorizaram Twin Peaks nas noites de domingo é muito baixo, menor até do que o registrado pela série Roadies, de Cameron Crowe, exibida pelo próprio Showtime, e que foi cancelada no ano passado (teve média de 307 mil telespectadores por episódio).

Os dados da história de Lynch melhoram quando computado o público que assistiu aos episódios gravados ou no streaming do canal pago. Nesse quesito, a audiência de Twin Peaks aumenta sete vezes, chegando a marca de 2 milhões de telespectadores por semana.

David Lynch é o pai da série, roteirista, diretor e também atua, ao lado da atriz Laura Dern

Porém, continua perdendo para outras atrações da rede. É menos da metade do que a estreia da nova temporada de Ray Donovan conseguiu nas mesmas condições: 4,3 milhões de telespectadores (desses, 1,1 milhão assistiu ao vivo).

Embora não viajasse tanto na mistura de suposta realidade com fenômenos sobrenaturais, Twin Peaks também sofreu um êxodo de público quando estreou há 27 anos. Então exibido na TV aberta, pela rede ABC, o primeiro episódio teve impressionantes 34,6 milhões de telespectadores. No segundo, 33% desse público não retornou. Um ano e meio depois, o final da segunda temporada atraiu apenas 10,4 milhões de pessoas.

Twin Peaks é o tipo de série em que o telespectador precisa de um manual para entender o desenrolar dos eventos e o significado de seus 217 personagens, entre novatos ou remanescentes das primeiras temporadas. O formato da atração também complica a vida do telespectador, pois a atração parece mais um longo filme de 18 horas quebrado em partes do que uma série com 18 capítulos.

Não será surpresa, porém, se Twin Peaks for bem no Emmy de 2018 (a série não estava elegível para a premiação deste ano). Os favoritos para cavarem uma vaga na premiação são os protagonistas Kyle MacLachlan e Naomi Watts.

No Brasil, o episódio duplo que finaliza a temporada de Twin Peaks estará disponível na Netflix a partir desta segunda-feira (4).

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.